Exportações aumentaram 1,3%, mas importações cresceram mais em julho

As importações voltaram a a registar uma taxa de crescimento superior à das exportações. Ainda assim, ambas recuperaram depois das variações negativas registadas em junho.

contentores, porto, exportaçao, exportaçoes

© iStock

Notícias ao Minuto
09/09/2019 11:00 ‧ 09/09/2019 por Notícias ao Minuto

Economia

Balança comercial

As exportações aumentaram 1,3% em julho, mas as importações voltaram a crescer mais, cerca de 7,9%, de acordo com os dados revelados esta segunda-feira pelo Instituto Nacional de Estatísticas (INE). O valor das importações foi impulsionado pela compra de aviões. 

"Destaca-se o acréscimo de 27,9% nas importações de Material de transporte, sobretudo Outro material de transporte (maioritariamente aviões), com um contributo de +4,2 p.p. para a taxa de variação homóloga total", adianta o INE.

Estes resultados seguem-se às variações de -8,3% nas exportações e -3,7% nas importações em junho, segundo os dados da agência de estatísticas portuguesa. 

Com estes números, o INE revelou que o défice da balança comercial de bens atingiu 1.751 milhões de euros em julho de 2019, o que corresponde a um aumento de 452 milhões de euros face ao mês homólogo de 2018.

Excluindo os combustíveis e lubrificantes, a balança comercial atingiu um saldo negativo de 1.202 milhões de euros, registando um aumento do défice de 314 milhões de euros em relação a julho de 2018.

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas