Meteorologia

  • 20 OUTUBRO 2019
Tempo
13º
MIN 12º MÁX 18º

Edição

Bloco defende fim de cortes nas pensões dos trabalhadores das pedreiras

A coordenadora do Bloco de Esquerda (BE), Catarina Martins, defendeu hoje a urgência de o Governo acabar com os cortes decorrentes do fator de sustentabilidade que penalizam os trabalhadores das pedreiras.

Bloco defende fim de cortes nas pensões dos trabalhadores das pedreiras

"Para nós, é uma urgência de justiça acabar com o corte do fator de sustentabilidade nas pensões [dos trabalhadores das pedreiras]", comentou.

Em declarações aos jornalistas, quando participava num piquenique organizado em Peroselo, Penafiel, no distrito do Porto, por um grupo de trabalhadores das pedreiras de granito daquela região, a líder do BE recordou que na atual legislatura foi possível "aprovar uma lei no parlamento para o acesso à reforma mais cedo para estes trabalhadores". Contudo, lamentou, "o Governo acabou por incluir a ideia de que, mesmo assim, fazia o corte do fator de sustentabilidade nas reformas".

Para Catarina Martins, "quando há desgaste rápido reconhecido não pode haver corte [decorrente] do fator de sustentabilidade".

Acabar com essa penalização aos trabalhadores do setor será, prometeu, "uma das principais prioridades do Bloco de Esquerda".

A líder do BE prometeu, por outro lado, que o seu partido vai voltar a defender, na próxima legislatura, o direito de garantir a antecipação da reforma para as cerca de 700 mil pessoas que trabalham por turnos em Portugal, considerando tratar-se de uma questão de justiça social.

Recomendados para si

Seja sempre o primeiro a saber.
Acompanhe o site eleito pelo segundo ano consecutivo Escolha do Consumidor.
Descarregue a nossa App gratuita.

Apple Store Download Google Play Download

Receba as melhoras dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório