Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
15º
MIN 14º MÁX 21º

Bloco defende fim de cortes nas pensões dos trabalhadores das pedreiras

A coordenadora do Bloco de Esquerda (BE), Catarina Martins, defendeu hoje a urgência de o Governo acabar com os cortes decorrentes do fator de sustentabilidade que penalizam os trabalhadores das pedreiras.

Bloco defende fim de cortes nas pensões dos trabalhadores das pedreiras
Notícias ao Minuto

18:05 - 07/09/19 por Lusa

Economia Catarina Martins

"Para nós, é uma urgência de justiça acabar com o corte do fator de sustentabilidade nas pensões [dos trabalhadores das pedreiras]", comentou.

Em declarações aos jornalistas, quando participava num piquenique organizado em Peroselo, Penafiel, no distrito do Porto, por um grupo de trabalhadores das pedreiras de granito daquela região, a líder do BE recordou que na atual legislatura foi possível "aprovar uma lei no parlamento para o acesso à reforma mais cedo para estes trabalhadores". Contudo, lamentou, "o Governo acabou por incluir a ideia de que, mesmo assim, fazia o corte do fator de sustentabilidade nas reformas".

Para Catarina Martins, "quando há desgaste rápido reconhecido não pode haver corte [decorrente] do fator de sustentabilidade".

Acabar com essa penalização aos trabalhadores do setor será, prometeu, "uma das principais prioridades do Bloco de Esquerda".

A líder do BE prometeu, por outro lado, que o seu partido vai voltar a defender, na próxima legislatura, o direito de garantir a antecipação da reforma para as cerca de 700 mil pessoas que trabalham por turnos em Portugal, considerando tratar-se de uma questão de justiça social.

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório