Meteorologia

  • 19 MARçO 2024
Tempo
17º
MIN 12º MÁX 20º

Sabia que pode pagar os acertos da fatura da luz em prestações?

Face a várias questões que têm surgido, o regulador do setor energético veio esclarecer algumas questões frequentes. A possibilidade de o pagamento dos acertos ser feito em prestações é uma questão desconhecida por grande parte dos consumidores.

Sabia que pode pagar os acertos da fatura da luz em prestações?
Notícias ao Minuto

15:48 - 27/08/19 por Notícias ao Minuto

Economia Eletricidade

Têm surgido várias questões sobre os acertos das faturas de eletricidade e gás natural, pelo que a Entidade Reguladora dos Serviços Energéticos (ERSE) tomou a iniciativa de responder às questões mais frequentes sobre esta temática. 

Sabia, por exemplo, que é possível pagar os acertos em prestações? Se tem dúvidas sobre esta temática, estas respostas podem esclarecer também as suas questões: 

  1. Quais são os acertos em questão? "O mais comum é tratarem-se de acertos decorrentes de estimativas de consumo. A regulamentação impõe uma leitura do contador na eletricidade de 3 em 3 meses e no gás natural de 2 em 2 meses. Nos meses em que a leitura não é feita pelo operador de rede de distribuição, nem é comunicada pelo consumidor (o que equivale a uma leitura real), a empresa faz uma estimativa de consumo que é corrigida quando se concretizar uma leitura do contador".
  2. Porque é automático o faseamento dos pagamentos? "Porque se tratam de serviços essenciais, a ERSE impôs aos comercializadores de eletricidade e gás natural que apresentem automaticamente a possibilidade de repartir em prestações o acerto de faturação. Existe um número muito significativo de consumidores que desconhece a possibilidade de pedir o faseamento do pagamento da fatura e para alguns consumidores, especialmente os mais vulneráveis, o valor somado da fatura mensal ou bimestral com o acerto da estimativa, poder e presentar um encargo inesperado para suportar de uma só vez."
  3. Uma vez apresentado o pagamento a prestações o consumidor pode pagar o valor por inteiro? "Sim, pode. Os consumidores podem requerer a emissão de uma fatura pelo valor integral (fatura 'normal' e acerto) para pagamento em uma única vez."
  4. Como podem evitar-se os acertos de faturação? "Os clientes podem facilmente evitar a existência de acertos de faturação, comunicando a leitura do contador através dos contactos disponibilizados na fatura. Normalmente é indicada uma data para comunicar as leituras na própria fatura e o contacto telefónico para o fazer é gratuito".

Para mais informações, consulte este link

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório