Meteorologia

  • 20 OUTUBRO 2019
Tempo
12º
MIN 12º MÁX 18º

Edição

Sabia que pode pagar os acertos da fatura da luz em prestações?

Face a várias questões que têm surgido, o regulador do setor energético veio esclarecer algumas questões frequentes. A possibilidade de o pagamento dos acertos ser feito em prestações é uma questão desconhecida por grande parte dos consumidores.

Sabia que pode pagar os acertos da fatura da luz em prestações?

Têm surgido várias questões sobre os acertos das faturas de eletricidade e gás natural, pelo que a Entidade Reguladora dos Serviços Energéticos (ERSE) tomou a iniciativa de responder às questões mais frequentes sobre esta temática. 

Sabia, por exemplo, que é possível pagar os acertos em prestações? Se tem dúvidas sobre esta temática, estas respostas podem esclarecer também as suas questões: 

  1. Quais são os acertos em questão? "O mais comum é tratarem-se de acertos decorrentes de estimativas de consumo. A regulamentação impõe uma leitura do contador na eletricidade de 3 em 3 meses e no gás natural de 2 em 2 meses. Nos meses em que a leitura não é feita pelo operador de rede de distribuição, nem é comunicada pelo consumidor (o que equivale a uma leitura real), a empresa faz uma estimativa de consumo que é corrigida quando se concretizar uma leitura do contador".
  2. Porque é automático o faseamento dos pagamentos? "Porque se tratam de serviços essenciais, a ERSE impôs aos comercializadores de eletricidade e gás natural que apresentem automaticamente a possibilidade de repartir em prestações o acerto de faturação. Existe um número muito significativo de consumidores que desconhece a possibilidade de pedir o faseamento do pagamento da fatura e para alguns consumidores, especialmente os mais vulneráveis, o valor somado da fatura mensal ou bimestral com o acerto da estimativa, poder e presentar um encargo inesperado para suportar de uma só vez."
  3. Uma vez apresentado o pagamento a prestações o consumidor pode pagar o valor por inteiro? "Sim, pode. Os consumidores podem requerer a emissão de uma fatura pelo valor integral (fatura 'normal' e acerto) para pagamento em uma única vez."
  4. Como podem evitar-se os acertos de faturação? "Os clientes podem facilmente evitar a existência de acertos de faturação, comunicando a leitura do contador através dos contactos disponibilizados na fatura. Normalmente é indicada uma data para comunicar as leituras na própria fatura e o contacto telefónico para o fazer é gratuito".

Para mais informações, consulte este link

Recomendados para si

Seja sempre o primeiro a saber.
Acompanhe o site eleito pelo segundo ano consecutivo Escolha do Consumidor.
Descarregue a nossa App gratuita.

Apple Store Download Google Play Download

Receba as melhoras dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório