Meteorologia

  • 20 ABRIL 2024
Tempo
19º
MIN 15º MÁX 23º

Galp investe 125 milhões para aumentar armazenamento de combustíveis

A energética portuguesa Galp vai aumentar a capacidade de armazenamento de combustíveis em Moçambique com um investimento de 138,7 milhões de dólares (cerca de 125 milhões de euros) em novos parques logísticos, anunciou hoje a empresa.

Galp investe 125 milhões para aumentar armazenamento de combustíveis
Notícias ao Minuto

12:33 - 27/08/19 por Lusa

Economia Galp

A Galp está a construir bases para receção, armazenagem e expedição de combustíveis líquidos e de gás na cidade da Beira, centro do país, e na Matola, subúrbios de Maputo, prevendo-se que estejam a funcionar no próximo ano, referiu Paulo Varela, presidente da empresa em Moçambique.

Os dados foram avançados durante uma visita do ministro adjunto e da Economia português, Pedro Siza Vieira, ao terminal logístico da Matola.

"O terminal logístico em construção na Matola irá contribuir para potenciar a utilização de infraestruturas portuárias e ferroviárias, em benefício do país", explicou Paulo Varela.

A nova base "traz maior segurança e fiabilidade no abastecimento de GPL [gás de garrafa], duplicando a capacidade de receção e armazenagem na zona sul", passando para seis mil toneladas.

As novas bases logísticas vão ainda criar condições para abastecer também países vizinhos, alargando a área de influência da Galp na África austral.

Com os investimentos em curso, a empresa passará a contar com quatro parques logísticos em Moçambique, país onde tem 62 postos de combustível, 120 postos de trabalho diretos e cerca de 2.000 indiretos, prevendo-se que em 2020 aumentem para 150 e 2.500, respetivamente.

No ano de 2017, o volume de negócios da Galp em Moçambique na área de distribuição de combustíveis representou 128 milhões de euros, tendo em 2018 aumentado para os 163 milhões de euros.

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório