Estes dados resultam de cálculos da AFIA com base na informação do Instituto Nacional de Estatística (INE) relativamente às estatísticas do comércio internacional.
Relativamente a 2010, refere a associação, as exportações subiram 72% (2.560 milhões de euros).
"Em relação aos destinos das exportações, a AFIA refere que estes mantêm também a mesma tendência, apresentando Espanha e Alemanha como os principais destinos, seguidos de perto pela França e Inglaterra", refere a entidade, em comunicado.
Estes quatro mercados representam 71% do total das exportações, sendo que os restantes 29% estão distribuídos por outros países europeus e fora da Europa, entre os quais os Estados Unidos, China, Marrocos, México e Turquia.
De acordo com a AFIA, os componentes automóveis representam 14,5% das exportações portuguesas de bens transacionáveis.