Centeno não vai a votos mas ainda está na corrida ao FMI

O ministro das Finanças anunciou que não vai participar na votação de amanhã.

Notícia

© Global Imagens

Filipa Matias Pereira e Beatriz Vasconcelos
01/08/2019 20:06 ‧ 01/08/2019 por Filipa Matias Pereira e Beatriz Vasconcelos

Economia

Centeno

O nome de Mário Centeno continua a ser um dos que está em cima da mesa para suceder a Christine Lagarde. O ministro das Finanças português recorreu às redes sociais para anunciar que não pretende "fazer parte do processo de votação de amanhã", mas fonte do Governo garantiu ao Notícias ao Minuto que Centeno mantém-se na corrida ao FMI.

A afirmação de que não ia fazer parte do processo de votação gerou a ideia de que o ministro já estaria de fora da corrida à sucessão de Lagarde, algo que foi posteriormente esclarecido por fonte do Governo.

Aliás, foi por esse motivo que no tweet o presidente do Eurogrupo manifestou disponibilidade para "fazer parte de uma solução que seja aceitável para todos". 

Recorde-se que os ministros das Finanças europeus vão eleger, esta sexta-feira, por voto, o diretor-geral do Fundo Monetário Internacional (FMI), que vai suceder a Christine Lagarde, depois de os responsáveis não terem chegado a um consenso, de acordo com o Financial Times.

Para além de Centeno, os outros possíveis candidatos à liderança são a espanhola Nadia Calvino, o holandês Jeroen Dijsselbloem, o governador do banco central finlandês, Olli Rehn, e a búlgara Kristalina Georgieva, atual 'número dois' do Banco Mundial.

 [Notícia atualizada às 20h58]

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas