Fed cortou as taxas de juro pela primeira vez em dez anos

A Reserva Federal norte-americana enfrentar as incertezas provocadas pela guerra comercial entre os Estados Unidos e a China e a baixa inflação crónica.

Notícia

© Getty Images

Fábio Nunes
31/07/2019 19:12 ‧ 31/07/2019 por Fábio Nunes

Economia

Fed

A Reserva Federal norte-americana anunciou o tão aguardado corte nas taxas de juro, algo que já não se verificava desde dezembro de 2008, de acordo com a Associated Press. O banco central dos Estados Unidos vai reduzir ligeiramente as taxas de juro de referência para um valor entre os 2% e os 2,25%. Antes as taxas de juro situavam-se entre os 2,25% e os 2,50%. 

A última vez que a Fed cortou a taxa de juro, há dez anos, a economia norte-americana (e a global) vivia uma crise financeira de grande escala, a crise de 2008. 

O momento agora é bem diferente, mas a decisão da Fed liderada por Jerome Powell pretende enfrentar as incertezas provocadas pela guerra comercial entre os Estados Unidos e a China, a inflação crónica e uma perspectiva negativa da economia mundial.

Há muito que Donald Trump criticava a Fed e Jerome Powell por não anunciarem o corte nas taxas de juro. Ainda esta segunda-feira voltou a fazê-lo através do Twitter. 

O presidente norte-americano escreveu que a "Fed tomou todas as decisões erradas" nos últimos anos e que um pequeno corte nas taxas de juro "não é suficiente". 

 [Notícia atualizada às 19h34]

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas