DECO aponta para poupança de (novos) passes sociais, mas ainda há falhas

A associação de defesa do consumidor nota que há quem poupe 70 euros por mês com o novo passe.

Notícia

© Global Imagens

Notícias ao Minuto
19/07/2019 09:38 ‧ 19/07/2019 por Notícias ao Minuto

Economia

Passes

O novo passa social chegou este ano, com uma redução de preços para a generalidade dos utilizadores, mas a questão é que ainda há falhas que devem ser solucionadas, tal como identificou a Associação Portuguesa para a Defesa do Consumidor (DECO). 

A poupança é óbvia. De acordo com a associação, que ouviu relatos de alguns clientes, em alguns casos a poupança mensal ascende aos 70 euros.

Apesar de tudo, há problemas que ainda não foram solucionados, mesmo com estes novos passes sociais.

"Começámos pelo fim. Devíamos ter-nos preocupado com aspetos mais estruturais e só depois com a redução dos preços", disse uma das utilizadoras do novo passe social. 

Outro exemplo é o transito: "Não senti diferença nenhuma [desde abril]. Faço o percurso da 2.ª Circular (sentido Benfica-Aeroporto) e, pelas 8h30m, o caos é o mesmo. Na A5, tanto no sentido Cascais-Lisboa de manhã, como Lisboa-Cascais ao fim da tarde, as filas são iguais", disse um dos portugueses contactados pela associação.

E este é um problema que, realmente, ainda não viu uma resolução. Questiondo sobre se houve melhorias no transito, Carlos Humberto de Carvalho, primeiro-secretário da Área Metropolitana de Lisboa apontou: "Essas medições não se fazem todos os meses e desconheço que estejam a acontecer. É preciso deixar estabilizar esta solução".

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas