Meteorologia

  • 14 OUTUBRO 2019
Tempo
17º
MIN 13º MÁX 19º

Edição

Governo apresenta "resultados concretos" do programa Portugal 2020

O Governo apresenta na quinta-feira os resultados do programa Portugal 2020, num evento para "prestar contas" à população e para apresentar casos práticos da aplicação dos fundos europeus, avançou à Lusa o ministro do Planeamento.

Governo apresenta "resultados concretos" do programa Portugal 2020

"A ideia do evento é dar a conhecer o que temos feito com o financiamento disponibilizado pela União Europeia, através dos fundos estruturais", assegurou Nelson de Souza, em declarações à Lusa.

De acordo com o governante, o objetivo da Mostra PT 2020 é "dar uma ideia dos resultados concretos em termos de benefício para economia, pessoas e territórios".

O evento vai assim contar com um conjunto de apresentações, painéis de debate e uma mostra física que pretende "de forma dinâmica e criativa" mostrar alguns projetos apoiados pelo Portugal 2020 (PT 2020), através dos próprios promotores, que vão desde instituições de solidariedade social a microempresas e multinacionais.

"É um evento aberto a todo público. Queremos dar-nos a conhecer ao número mais alargado possível de portugueses. É muito importante que prestemos contas a um conjunto mais vasto de portugueses", notou o ministro do Planeamento.

Para além de Nelson de Souza, do lado do Governo, estarão ainda presentes na mostra, que decorre na Sala Tejo do Altice Arena, em Lisboa, o primeiro-ministro, António Costa e a secretária de Estado do Desenvolvimento Regional, Maria do Céu Albuquerque.

Adicionalmente, os painéis, que vão debater temas como qualificação e inclusão, território e serviços públicos e conhecimento e inovação, vão contar com vários especialistas dos programas operacionais que compõem o PT 2020.

Com uma dotação global 26 mil milhões de euros, o programa Portugal 2020 (PT 2020) consiste num acordo de parceria entre o país e a Comissão Europeia, "no qual se estabelecem princípios e as prioridades de programação para a política de desenvolvimento económico, social e territorial de Portugal, entre 2014 e 2020".

O PT 2020 engloba 16 programas operacionais, como o Programa de Desenvolvimento Rural, aos quais se juntam programas de cooperação territorial, nos quais Portugal participa a par de outros Estados-membros.

De acordo com os últimos dados avançados pelo Governo, já estão contratados cerca de 20 mil milhões de euros do montante total do pacote, ou seja, 80% já está comprometido com diversos beneficiários.

Do total já contratado, 10 mil milhões de euros já estão efetivamente pagos.

A taxa de execução do Portugal 2020 ronda os 36% (valor reportado a 30 de abril).

Recomendados para si

Seja sempre o primeiro a saber.
Acompanhe o site eleito pelo segundo ano consecutivo Escolha do Consumidor.
Descarregue a nossa App gratuita.

Apple Store Download Google Play Download

Receba as melhoras dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório