Preços elevados? Berlim congela valores do arrendamento por cinco anos

A medida, que vem responder ao crescimento dos preços das rendas, tem como objetivo reduzir o custo de vida na capital da Alemanha.

Preços elevados? Berlim congela valores do arrendamento por cinco anos

© iStock

Beatriz Vasconcelos
19/06/2019 08:02 ‧ 19/06/2019 por Beatriz Vasconcelos

Economia

Arrendamento

A capital da Alemanha, Berlim, está a tomar medidas para conter o aumento dos preços que se tem feito sentir no mercado imobiliário e, por isso, vai 'congelar' durante cinco anos os valores dos arrendamentos. O objetivo passa por reduzir o custo de vida na cidade, em resposta às reivindicações dos moradores. 

O secretário para o Desenvolvimento Urbano de Berlim, Katrin Lompscher, adiantou que o congelamento será efetivo a partir do início do próximo ano, quando a medida se tornar lei, mas com retroativos até 18 de junho, terça-feira,  de acordo com o El País

Deste modo, o governo pretende evitar que os senhorios se apressem a aumentar os preços dos arrendamentos antes que a medida seja transformada em lei. 

Ficam, no entanto, de fora as construções novas e as habitações sociais. Serão cerca de 1,5 milhões os imóveis abrangidos pelo 'congelamento' das rendas.

Na última década cerca de 40 mil pessoas mudaram-se para a capital alemã, o que levou a que os preços do arrendamento mais do que duplicassem face a a 2008, de acordo com um estudo do portal de imobiliário Immowelt, citado pela Reuters

Os proprietários que infrinjam a lei podem ser sujeitos ao pagamento de uma multa que pode ascender aos 500 mil euros. 

 

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas