Meteorologia

  • 24 ABRIL 2024
Tempo
18º
MIN 12º MÁX 24º

Preços elevados? Berlim congela valores do arrendamento por cinco anos

A medida, que vem responder ao crescimento dos preços das rendas, tem como objetivo reduzir o custo de vida na capital da Alemanha.

Preços elevados? Berlim congela valores do arrendamento por cinco anos
Notícias ao Minuto

08:02 - 19/06/19 por Beatriz Vasconcelos

Economia Arrendamento

A capital da Alemanha, Berlim, está a tomar medidas para conter o aumento dos preços que se tem feito sentir no mercado imobiliário e, por isso, vai 'congelar' durante cinco anos os valores dos arrendamentos. O objetivo passa por reduzir o custo de vida na cidade, em resposta às reivindicações dos moradores. 

O secretário para o Desenvolvimento Urbano de Berlim, Katrin Lompscher, adiantou que o congelamento será efetivo a partir do início do próximo ano, quando a medida se tornar lei, mas com retroativos até 18 de junho, terça-feira,  de acordo com o El País

Deste modo, o governo pretende evitar que os senhorios se apressem a aumentar os preços dos arrendamentos antes que a medida seja transformada em lei. 

Ficam, no entanto, de fora as construções novas e as habitações sociais. Serão cerca de 1,5 milhões os imóveis abrangidos pelo 'congelamento' das rendas.

Na última década cerca de 40 mil pessoas mudaram-se para a capital alemã, o que levou a que os preços do arrendamento mais do que duplicassem face a a 2008, de acordo com um estudo do portal de imobiliário Immowelt, citado pela Reuters

Os proprietários que infrinjam a lei podem ser sujeitos ao pagamento de uma multa que pode ascender aos 500 mil euros. 

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório