Em comunicado, a Sonae Capital (SC) refere que este investimento se enquadra na "estratégia de desenvolvimento" do seu segmento de 'fitness', que "compreende crescimento orgânico e por aquisições, com o objetivo de se afirmar como o operador de referência e líder no mercado de 'fitness' em Portugal".
A cadeia Urban Fit detém atualmente quatro clubes no Grande Porto - localizados em Gaia, Maia, Porto (Foz) e Ermesinde -- que, depois de concluído o negócio, serão alvo de um 'rebranding' e adotarão a marca Pump.
"Através das marcas Solinca, Pump e One estamos a construir uma oferta de valor adequada aos diferentes segmentos de cliente que pretendemos trabalhar, acreditando que a consistência de resultados nos permite encarar com otimismo o desenvolvimento de cada marca", afirma o presidente executivo da SC Fitness, citado no comunicado.
Segundo Bernardo Novo, o negócio de 'fitness' da Sonae Capital terminou o primeiro trimestre deste ano com um volume de negócios superior a 10 milhões de euros, o que representa um crescimento de 12% face ao período homólogo de 2018.
No âmbito da sua estratégia de crescimento através de aquisições, a SC Fitness comprou no ano passado a cadeia Pump, na altura com sete clubes em Lisboa e um no Algarve, e ainda uma unidade no Lagoas Park, entretanto transformada na marca One.
Atualmente, o portefólio da unidade de 'fitness' da Sonae Capital é constituído pelas marcas Solinca (segmento 'value for money'), Pump (segmento 'premium low cost') e One (segmento 'premium'), cada uma assumindo posicionamentos distintos no mercado.
No final do primeiro trimestre de 2019, a SC Fitness operava um total de 30 clubes, tendo entretanto aberto um ginásio Pump no Seixal, sendo que com a aquisição da cadeia Urban Fit o seu portefólio aumentará para um total de 35 clubes, com cobertura nacional.