Meteorologia

  • 16 ABRIL 2024
Tempo
14º
MIN 13º MÁX 26º

Remuneração base média da função pública subiu 0,7% em janeiro

A remuneração base dos trabalhadores da administração pública situou-se em 1.478,6 euros em janeiro de 2019, correspondendo a uma subida de 0,7% face a outubro de 2018 e a uma variação homóloga de 0,8%, foi hoje divulgado.

Remuneração base média da função pública subiu 0,7% em janeiro
Notícias ao Minuto

21:05 - 15/05/19 por Lusa

Economia Emprego público

De acordo com a Síntese Estatística do Emprego Público (SIEP), registou-se também uma subida de 0,6% face a outubro e de 1,2% em termos homólogos no que diz respeito ao ganho médio mensal dos funcionários públicos, para os 1.728,30 euros em março deste ano.

A mesma publicação estatística da Direção-Geral da Administração e do Emprego Público adianta que estas variações estão essencialmente associadas ao processo gradual de descongelamento das carreiras da administração pública, bem como à subida do salário mínimo para 600 euros no início deste ano e ao aumento do valor da remuneração base da função pública para os 635,07 euros.

A SIEP assinala também que para algumas carreiras da função pública se observa uma diminuição da remuneração base média mensal, o que se deve à saída de trabalhadores mais velhos e à sua substituição por trabalhadores mais novos, em início de carreira.

"Verifica-se a diminuição da remuneração base média mensal num conjunto de carreiras por efeito dos movimentos de entrada e saída de trabalhadores com diferentes níveis remuneratórios (entrada de novos trabalhadores em níveis remuneratórios na base da carreira)", refere a SIEP.

Entre as carreiras que registaram variações homólogas negativas ao nível da remuneração base média mensal estão as dos dirigentes superiores e intermédios (com quebras de 0,1% e 0,3%, respetivamente) e as de técnico superior e intermédio (onde a quebra foi de 0,7% e 0,8%, respetivamente).

Médicos, pessoal de inspeção, pessoal de investigação científica e magistrados estão igualmente entre os que registam variações homólogas negativas no valor da remuneração base média mensal.

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório