Meteorologia

  • 19 MARçO 2024
Tempo
17º
MIN 12º MÁX 20º

Finanças: Esforço orçamental no investimento subiu 1.000 milhões por ano

Num esclarecimento enviado às redações, o Ministério das Finanças sublinha o crescimento do esforço orçamental no investimento público.

Finanças: Esforço orçamental no investimento subiu 1.000 milhões por ano
Notícias ao Minuto

14:34 - 14/05/19 por Notícias ao Minuto

Economia Centeno

Muito se fala sobre o investimento, mas o Ministério de Mário Centeno prefere dar destaque a uma das componentes desse 'bolo', o esforço orçamental. Até porque esse mesmo esforço orçamental aumentou 1.000 milhões por ano durante a atual legislatura, o que contribui para o crescimento do PIB. 

Num esclarecimento enviado às redações, o Ministério das Finanças explica que o investimento público é composto pelas receitas do Orçamento do Estado, "com impacto negativo no saldo orçamental", e por fundos provenientes da União Europeia (UE).

"O esforço orçamental com o investimento aumentou nesta legislatura cerca de 1.000 milhões por ano, correspondente a mais de 0,5pp do PIB por ano. Ao contrário dos números repetidos à exaustão, a verdade é que o investimento não contribuiu para a consolidação orçamental; pelo contrário, se tivéssemos optado, erradamente, por manter o esforço orçamental da anterior legislatura teríamos um saldo orçamental que seria cerca de 0,5pp inferior em cada ano", pode ler-se na nota. 

O Ministério aproveita também para destacar a aposta no investimento na atual legislatura. "Não só a taxa de execução do investimento foi superior nesta legislatura,como o saldo orçamental tem acomodado, todos os anos um impacto de 1.000 milhões dessa execução", pode ler-se. 

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório