Meteorologia

  • 28 MARçO 2024
Tempo
18º
MIN 11º MÁX 18º

Expansión: Cinco anos depois do resgate, Portugal ainda enfrenta desafios

Cinco anos depois de ter saído do resgate da Troika, Portugal ainda tem alguns desafios por ultrapassar.

Expansión: Cinco anos depois do resgate, Portugal ainda enfrenta desafios
Notícias ao Minuto

08:04 - 13/05/19 por Notícias ao Minuto

Economia Análise

Passaram cinco anos desde que Portugal saiu do resgate da troika, mas ainda há desafios pela frente. O jornal espanhol Expansión destaca a dívida pública elevada, o crédito malparado, as reclamações dos funcionários públicos e a devolução de mais de 50.000 milhões do empréstimo da União Europeia (UE) como as principais 'pedras no sapato'. 

"Cinco anos depois, os indicadores económicos mostram uma realidade muito diferente à do país que teve de recorrer a ajuda externa pela terceira vez na sua democracia", escreve o jornal espanhol. 

Ainda assim, o Expansión destaca as reivindicações dos funcionários públicos, que exigem uma melhoria das condições de trabalho ao Executivo de António Costa. O jornal destaca, por exemplo, a mais recente 'crise política' por causa dos professores, que pedem o descongelamento total do tempo de carreira. 

Sobre a banca, o jornal escreve que o crédito malparado ainda está em níveis elevados, mas algumas instituições já "deixaram para trás os problemas". 

"Estes desafios não negam que Portugal parece ter recuperado  credibilidade externa, como refletem as agências de rating (...) e, inclusive, a nomeação do ministro das Finanças, Mário Centeno, como presidente do Eurogrupo. 

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório