Uma - das várias - missões do Banco de Portugal (BdP) passa por desenvolver ações de cooperação com outros países. Um dos objetivos passa por promover e defender a estabilidade financeira, de acordo com uma nota explicativa divulgada pelo supervisor.
Como é que a cooperação pode contribuir para a estabilidade da banca? Segundo o BdP, "os projetos de cooperação do Banco de Portugal pretendem promover a partilha de conhecimentos e experiências com os países e instituições participantes. O objetivo é a adoção de uma linguagem comum e das melhores práticas seguidas pelos bancos centrais", explica no mesmo comunicado.
Ora, para isto ser possível é necessária a existência de parceiros. O BdP diz que são instituições de países emergentes e em desenvolvimento, "sobretudo bancos centrais", faz notar.
E mais: "Tradicionalmente, o Banco de Portugal desenvolve grande parte das ações de cooperação com os Países de Língua Portuguesa, reflexo das ligações históricas a estes países, com parcerias já muito antigas nesta atividade".
Estas ações podem consistir em missões de assistência técnica, destacamento de consultores residentes, promoção de cursos e seminários, organização de conferências e encontros, realização de visitas, estágios e atribuição de bolsas de estudo, de acordo com o BdP.