Meteorologia

  • 29 MARçO 2024
Tempo
12º
MIN 8º MÁX 15º

Lucros da Jerónimo Martins caíram. Fechar ao domingo na Polónia penalizou

Retalhista liderada por Pedro Soares dos Santos registou lucros de 72 milhões de euros nos primeiros três meses do ano.

Lucros da Jerónimo Martins caíram. Fechar ao domingo na Polónia penalizou
Notícias ao Minuto

07:57 - 26/04/19 por Beatriz Vasconcelos

Economia Resultados

A Jerónimo Martins apresentou, esta sexta-feira, os resultados do 1.º trimestre e deu conta de uma descida dos lucros para 72 milhões de euros, abaixo dos 85 milhões registados em igual período do ano passado. De acordo com a retalhista, esta redução de 14,5% fica a dever-se em parte ao desempenho da unidade polaca, a Biedronka, por causa da obrigatoriedade de encerrar ao domingo e a efeitos de calendário. 

Ainda assim, as vendas do grupo aumentaram 1,1% para 4,2 mil milhões de euros, "apesar dos efeitos negativos da proibição de aberturas ao domingo na Polónia e da ausência de Páscoa no período", uma vez que este ano essas festividades ocorreram mais tarde, já em abril, explica a empresa num comunicado enviado ao regulador de mercado(CMVM).

"Todos os nossos negócios registaram muito bons desempenhos de vendas e de rentabilidade, que ganham ainda mais relevância num contexto de calendário negativo e de aumento do número de dias de fecho obrigatório das lojas ao domingo, na Polónia. Estou confiante na nossa capacidade de superar os desafios à vista e de continuar a crescer acima do mercado ao longo de 2019", refere Pedro Soares dos Santos, citado do mesmo comunicado. 

Em Portugal, as vendas do Pingo Doce aumentaram 2,6% para 905 milhões de euros no primeiro trimestre, período em que abriram mais duas lojas da marca. "O ambiente de consumo manteve-se favorável e muito sensível às promoções", refere a retalhista. 

A data de pagamento dos dividendos da Jerónimo Martins está agendada para 9 de maio. 

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório