Meteorologia

  • 24 ABRIL 2024
Tempo
13º
MIN 13º MÁX 24º

TAP obrigada a cancelar voo por falta de combustível

A TAP cancelou, esta terça-feira, um voo Lisboa - Faro, "devido à impossibilidade de abastecimento em Faro". Falta de combustíveis está a afetar os aeroportos de Lisboa e Faro. Entretanto, já há postos de abastecimento em Lisboa encerrados por falta de combustível. No entanto, ministro apela para que as pessoas "não se precipitem" para não diminuir a capacidade de gerir a situação. De Aveiras partirá comboio de camiões-cisterna para abastecer Lisboa.

TAP obrigada a cancelar voo por falta de combustível
Notícias ao Minuto

14:44 - 16/04/19 por Notícias ao Minuto com Lusa

Economia Empresas

A falta de abastecimento nos aeroportos de Lisboa e de Faro, por causa da greve de motoristas de transporte de materiais perigosos, já obrigou ao cancelamento de um voo que faria a rota entre Lisboa e Faro, confirmou ao Notícias ao Minuto fonte da TAP. 

"Até ao momento a operação ainda decorre com normalidade, tendo a TAP apenas cancelado um voo (TP1907 Lisboa -Faro), devido à impossibilidade de abastecimento em Faro", referiu.

De acordo com o site da ANA - Aeroportos de Lisboa, até ao momento ainda não há informação de mais nenhum voo cancelado.

Recorde-se que o Aeroporto Humberto Delgado, em Lisboa, ficou sem abastecimento de combustível às 12h00  desta terça-feira, segundo confirmou fonte oficial da ANA ao Notícias ao Minuto, que já tinha admitido antes possíveis "disrupções de serviço" dada a situação.

Contactada a Galp, que lidera o GOC, consórcio que abastece, nomeadamente, o aeroporto de Lisboa, fonte oficial disse que a petrolífera "não faz, para já, comentários".

A ANA tinha admitido esta manhã que, "não tendo sido assegurados os serviços mínimos [na greve nacional dos motoristas de matérias perigosas], e em função do tempo necessário para a requisição civil ter efeitos práticos", os aeroportos por si geridos podiam "ter disrupções de serviço ao nível operacional", estando a gestora aeroportuária "a acompanhar a situação em permanência".

A gestora aeroportuária disse ainda que "no aeroporto de Faro já foram atingidas as reservas de emergência, estando o fornecimento de combustível suspenso, pelas empresas petrolíferas, desde ontem [segunda-feira] à noite".

Em causa está a greve nacional dos motoristas de matérias perigosas, que começou às 00h00 de segunda-feira, foi convocada pelo Sindicato Nacional de Motoristas de Matérias Perigosas (SNMMP), por tempo indeterminado, para reivindicar o reconhecimento da categoria profissional específica, tendo sido impugnados os serviços mínimos definidos pelo Governo.

Em declarações à agência Lusa ao início da manhã de hoje, Francisco São Bento, do Sindicato Nacional de Motoristas de Matérias Perigosas (SNMMP), disse que a estrutura sindical previa que ao início da tarde os aeroportos de Lisboa e Faro ficassem sem combustível.

Segundo os dados do sindicato, ao início da manhã cerca de 40% a 50% dos postos e abastecimento já estavam sem combustível.

Entretanto, o ministro Adjunto e da Economia, Pedro Siza Vieira, avisou que os trabalhadores escalados têm de cumprir os serviços mínimos no âmbito da requisição civil.

"Temos razão para pensar que o abastecimento vai ser retomado no estrito cumprimento dos serviços mínimos e o Governo está a acompanhar a situação", disse o governante em declarações transmitidas pela SIC Notícias. 

Siza Vieira admitiu ainda que as próximas horas podem trazer problemas: "Não quero esconder que se não for retomado o abastecimento nas próximas horas poderemos vir a ter perturbações das operações aéreas". 

Sobre os postos de abastecimento, o governante apelou para que as pessoas "não se precipitem" para não diminuir a capacidade de gerir a situação.

Segundo avança o Expresso, as autoridades estão a preparar uma operação para garantir a segurança no transporte de combustível para o aeroporto Humberto Delgado. De Aveiras partirá um comboio de camiões-cisterna para normalizar o abastecimento.

Já há postos de abastecimento encerrados por falta de combustível

A Prio disse à Lusa que prevê que até ao final do dia de hoje quase metade dos seus postos esgotem os seus depósitos de gasóleo ou gasolina, e que o mesmo possa acontecer nos das restantes marcas na quinta-feira. O Notícias ao Minuto confirmou ao início da tarde que já há postos de abastecimento encerrados em Lisboa em função da falta de combustível.

A Prio tem hoje cerca de 50 milhões de litros de combustível armazenados no seu parque de tanques em Aveiro, mas encontra-se impossibilitada de transportar este produto para os seus postos onde, como é prática corrente no setor, a capacidade de armazenamento do produto está limitada a poucos dias de vendas, refere a empresa que tem uma rede composta por cerca de 250 postos de abastecimento.

A portaria que efetiva a requisição civil dos motoristas de matérias perigosas em greve desde segunda-feira foi hoje publicada em Diário da República.

A portaria refere que, nos dias 16, 17 e 18 (entre hoje e quinta-feira), "os trabalhadores motoristas a requisitar devem corresponder aos que se disponibilizem para assegurar funções em serviços mínimos e, na sua ausência ou insuficiência, os que constem da escala de serviço".

A requisição civil produz efeitos até ao dia 15 de maio.

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório