Meteorologia

  • 21 MAIO 2019
Tempo
21º
MIN 19º MÁX 22º

Edição

'Cheques' do IRS a caminho. Como consultar o estado do reembolso

Primeiros 70 mil reembolsos já receberam 'luz verde' da Autoridade Tributária. A previsão é que sejam emitidos mais 500 mil reembolsos até ao final desta semana.

'Cheques' do IRS a caminho. Como consultar o estado do reembolso
Notícias ao Minuto

09:00 - 10/04/19 por Beatriz Vasconcelos 

Economia Finanças

A Autoridade Tributária (AT) já começou a enviar os 'cheques' com os reembolsos do IRS para os mais de um milhão de contribuintes que já submeteram a declaração do IRS - e que têm direito ao reembolso. Através do Portal das Finanças pode saber se o seu reembolso já foi emitido e perceber se o dinheiro está, ou não, prestes a cair na conta. 

O prazo para o reembolso, sublinhe-se, termina só no final de agosto, mas à semelhança do ano anterior, o Governo tenciona acelerar este processo e devolver o dinheiro aos contribuintes em 11 dias, pelo menos para o que estão abrangidos pelo IRS automático.

Por este motivo, só na terça-feira, receberam 'luz verde' do Fisco 70 mil reembolsos do IRS. E a expectativa é que esta quarta-feira sejam emitidos mais 100 mil e na quinta-feira outros 200 mil, por isso, é provável que o dinheiro chegue à conta de alguns contribuintes ainda no decorrer desta semana.

Porém, tenha presente que o "reembolso de IRS pode ser retido se existirem dívidas fiscais que se encontrem em fase de cobrança coerciva ou a serem pagas em prestações", lembra o portal de literacia financeira da Associação Mutualista Montepio.

Como consultar o estado do reembolso

Em poucos passos pode ficar a saber qual é o estado do seu reembolso, isto é, caso o mesmo já tenha sido emitido. Caso contrário, é normal que o 'valor emitido' esteja a zeros

A primeira coisa a fazer é abrir o Portal das Finanças. Logo no menu inicial deve selecionar a opção 'finanças' e depois na coluna esquerda 'serviços'. De seguida deve procurar o campo 'movimentos financeiros', na lista que lhe será apresentada por ordem alfabética, e 'informação financeira'.

Depois, terá de iniciar sessão no Portal das Finanças - caso não o tenha feito anteriormente - e selecionar o tipo de imposto, no caso, o IRS, bem como o ano fiscal correspondente. Uma vez que este IRS diz respeito aos rendimentos de 2018, esse é o ano que deve selecionar. 

Caso o reembolso já tenha sido emitido - e não esteja a zeros - pode selecionar a opção 'ver detalhe' para obter informação adicional sobre o estado em que se encontra o reembolso

Recomendados para si

Seja sempre o primeiro a saber.
Acompanhe o site eleito pelo segundo ano consecutivo Escolha do Consumidor.
Descarregue a nossa App gratuita.

Apple Store Download Google Play Download

Receba as melhoras dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório