Meteorologia

  • 25 ABRIL 2019
Tempo
13º
MIN 12º MÁX 14º

Edição

5G: Alemanha quer contrariar má reputação e ser pioneira na implementação

A Alemanha, maior economia da Europa, mas com má reputação no que à implementação tecnológica diz respeito, quer colmatar a lacuna digital e ser pioneira no lançamento do 5G (quinta geração de internet móvel).

5G: Alemanha quer contrariar má reputação e ser pioneira na implementação
Notícias ao Minuto

09:12 - 24/03/19 por Lusa

Economia Lacuna

No documento oficial, elaborado pelo Governo de Angela Merkel, pode ler-se que "para aproveitar ao máximo as potencialidades de uma infraestrutura de gigabit móvel, esperamos ter cobertura completa de 5G em 2025."

As redes sem fio na Alemanha ocupam a 46.ª posição no 'ranking' mundial em velocidade de 'download' (transferência). O 5G promete velocidades de descargas 10 a 20 vezes mais rápidas do que as atuais.

O país já começou a leiloar frequências para a futura rede de telecomunicação 5G, sem excluir fabricantes chineses, apesar dos apelos de Washington, que alerta para riscos de espionagem.

A fabricante chinesa Huawei, que é líder na tecnologia neste setor, não pode concorrer diretamente aos 42 blocos de frequências, que começaram a ser leiloadas na passa terça-feira (19 de março), mas fornece equipamentos às operadoras alemãs, apesar dos apelos do Governo norte-americano para que os Estados europeus não permitam a concorrência chinesa, alegando razões de segurança e de violação de direitos de patentes.

Quatro operadoras estão na corrida, entre elas as três principais provedoras de rede móvel da Alemanha, a Deutsche Telecom, a Vodafone, a Telefónica Deutschland (O2) e a United Internet (1&1), empresa alemã especializada em serviços de internet.

O Governo alemão exige que os vencedores ofereçam serviços 5G a, pelos menos, 98% dos domicílios, rodovias e ferrovias alemãs.

De acordo com o documento oficial do executivo liderado por Merkel, com o título "A estratégia 5G para a Alemanha", o novo sistema deve ser garantido "nas autoestradas e estradas regionais, nas linhas de comboios e nos principais transportes fluviais".

A Alemanha vê como principais vantagens do 5G a sua aplicação nas áreas da agricultura inteligente (agricultura de precisão e robotização agrícola, por exemplo), mobilidade inteligente, rede de serviços básicos automatizados (redes elétricas, águas, edifícios, por exemplo), saúde e os media do futuro (realidade virtual ou realidade aumentada, por exemplo).

Hamburgo está a testar a mais recente geração de comunicações móveis de alta velocidade, depois de ter sido uma das duas cidades europeias escolhidas, juntamente com Veneza, para levar a cabo testes.

A segunda maior cidade da Alemanha, situada no Norte, tem um porto de 7.200 hectares que está a ser usado para testar as funções industriais do serviço, desde as redes de semáforos, passando pela abertura das comportas ou o transporte de contentores.

A União Europeia investiu neste projeto cerca de 7,7 milhões de euros.

Berlim, Dresden, Munique, Estugarda ou Bremen são algumas das mais de uma dezena de centros de investigação 5G na Alemanha.

Recomendados para si

Seja sempre o primeiro a saber.
Acompanhe o site eleito pelo segundo ano consecutivo Escolha do Consumidor.
Descarregue a nossa App gratuita.

Apple Store Download Google Play Download

Receba as melhoras dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório