Meteorologia

  • 28 MARçO 2024
Tempo
13º
MIN 11º MÁX 18º

Queda na bolsa atinge fortunas dos milionários do parlamento chinês

O valor total das fortunas dos delegados do órgão legislativo e do órgão consultivo da China registou uma queda homóloga de 14% durante o ano passado devido à forte desvalorização nas praças financeiras chinesas, segundo um estudo.

Queda na bolsa atinge fortunas dos milionários do parlamento chinês
Notícias ao Minuto

10:57 - 06/03/19 por Lusa

Economia Estudo

A Hurun, unidade de investigação sedeada em Xangai, revela que a riqueza somada dos cerca de 3.000 delegados na Assembleia Nacional Popular (ANP), órgão máximo legislativo da China, e dos 2.200 membros da Conferência Política Consultiva do Povo Chinês (CCPPC), uma espécie de senado sem poderes legislativos, caiu para 3,4 biliões de yuan (445 mil milhões de euros).

Em comparação, os 50 membros mais ricos do Congresso dos Estados Unidos têm uma riqueza acumulada de 2 mil milhões de dólares (1,7 mil milhões de euros).

Considerada a Forbes chinesa, a Hurun Report Inc foi fundada em 1999 pelo contabilista britânico Rupert Hoogewerf, e publica anualmente uma lista dos mais ricos da China.

O relatório informa que os dois órgãos reúnem agora, no conjunto, 93 delegados milionários. No ano passado, eram 104.

Serão estes milionários - a maioria fez fortuna com propriedade, tecnologia ou no setor manufatureiro - a defender os direitos das empresas privadas, durante os dez dias em que as elites políticas da China estão reunidas, em Pequim.

O setor privado contribui para mais de metade da receita tributária da China, 60% do Produto Interno Bruto (PIB) do país ou 80% dos postos de trabalho nas cidades, segundo dados oficiais.

A reunião anual da ANP, que começou na terça-feira, decorre num período de abrandamento no ritmo de crescimento económico da China para o nível mais baixo em trinta anos e de disputas comerciais com os Estados Unidos.

Em 2018, a bolsa de Xangai, principal praça financeira da China, registou o pior desempenho do mundo, ao recuar quase 25%.

Apesar de as empresas privadas chinesas partilharem do mesmo estatuto legal das firmas estatais, na prática, as segundas têm mais apoio dos bancos, dominados pelo Estado, e gozam de tratamento preferencial por parte das autoridades.

O Governo central tem prometido melhorias no ambiente de negócios para o setor privado.

Em causa está maior acesso ao crédito, redução da carga tributária ou melhor proteção dos direitos de propriedade contra abusos de poder dos governos locais.

Pony Ma, fundador da Tencent Holdings, continua a ser o delegado mais rico na ANP, com um património estimado em 255 mil milhões de yuan (mais de 33 mil milhões de euros)

Na Conferência Consultiva, o magnata do imobiliário Hui Ka Yan é o mais rico, com uma fortuna estimada em 250 mil milhões de yuan (33 mil milhões de euros).

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório