Como saber se está (ou não) a dever ao Fisco

É possível saber através do Portal das Finanças se tem dívidas fiscais e, ainda, se lhe estão associadas coimas ou processos de contra-ordenação.

Unidade especial do Fisco vai seguir mais grandes contribuintes

© Global Imagens

Notícias ao Minuto
06/03/2019 08:48 ‧ 06/03/2019 por Notícias ao Minuto

Economia

Finanças

A consulta das dívidas fiscais à Autoridade Tributária (AT) pode ser realizada num balcão da sua repartição de Finanças ou mesmo, de uma forma mais simples, no Portal das Finanças. O objetivo é que o contribuinte acompanhe a informação sobre as dívidas para regularizar a sua situação fiscal. 

Para aceder a esta informação e perceber se tem ou não dívidas para com o Fisco, deve iniciar sessão com as suas credenciais no Portal das Finanças e, de seguida, selecionar a opção 'os meus serviços', seguido de 'consultar' e 'execuções fiscais'. 

Depois, deve selecionar a opção 'dívidas fiscais' e ser-lhe-á apresentada uma lista com os pagamentos que tem em falta, isto é, se os tiver. 

Saiba também que pode consultar a mesma informação mas relativamente às coimas. Para tal, deve clicar em 'infrações fiscais', logo depois de selecionar a opção 'consultar', no mesmo menu. 

"A AT disponibiliza aos contribuintes, na Consulta de Infracções Fiscais, a lista dos Processos de Contra-Ordenação contra si instaurados, bem como o detalhe com informação de pormenor relativamente a cada processo. É ainda disponibilizado o pagamento das coimas", pode ler-se num aviso divulgado no Portal das Finanças

O objetivo desta funcionalidade é "simplificar o cumprimento das obrigações fiscais, a consulta de processos e o pagamento de coimas, abrindo a AT à colaboração com os contribuintes", pode ler-se naquele aviso. 

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas