O conceituado jornal espanhol El País não deixou passar em branco o aumento do salário mínimo para os funcionários públicos portugueses, apontando um total de seis “privilégios” que estes trabalhadores têm face aos do setor privado.
Assim, lê-se que o Governo aumentou o salário mínimo dos trabalhadores da administração pública que agora é de mais 35 euros do que o dos funcionários do setor privado.
Mas não só. Refere o El País que o salário médio dos funcionários públicos é “mais elevado”, pois é de 1.460 euros, quando no privado o valor ronda os 913 euros.
“Desde 2011, o salário dos funcionários públicos subiu 6%, enquanto no privado subiu 3%”, refere a publicação.
Outra das vantagens apontada é a da jornada laboral que é de 35 horas quando no setor privado é de 40 horas semanais. Ao mesmo tempo, os funcionários públicos “têm mais dias de férias, várias pontes ao longo do ano (como agora no Carnaval) e a possibilidade de se reformarem mais cedo do que os trabalhadores do privado”.
E numa altura em que está instalada a polémica entre a ADSE e os hospitais privados, o El País recorda que os funcionários públicos têm também esta vantagem face aos do privado que têm de pagar um seguro de saúde privado para poderem ter acesso a cuidados médicos que não os do Serviço Nacional de Saúde por um preço acessível.
O diário espanhol aponta ainda o aumento do número de trabalhadores na administração pública que tem vindo a “aumentar a cada ano desta legislatura. Começou com 659 mil funcionários em 2015 e em 2018 chegou aos 683 mil”.