Meteorologia

  • 23 ABRIL 2024
Tempo
23º
MIN 13º MÁX 24º

Dívida pública dos EUA supera os 22 biliões de dólares pela primeira vez

A dívida pública dos Estados Unidos da América (EUA) passou um novo limiar e superou os 22 biliões (milhão de milhões) de dólares (19 biliões de euros) pela primeira vez.

Dívida pública dos EUA supera os 22 biliões de dólares pela primeira vez
Notícias ao Minuto

06:45 - 13/02/19 por Lusa

Economia Mercado

A informação diária do Departamento do Tesouro mostrou hoje que a dívida pública total dos EUA subiu para os 22,01 biliões de dólares.

Este valor supera em 10,3% o valor de 19,95 biliões de dólares existentes quando Donald Trump assumiu a Presidência do país, em 20 de janeiro de 2017.

O nível da dívida acelerou desde a aprovação pelo Congresso em dezembro de 2017 dos cortes de impostos, em 1,5 biliões de dólares, propostos pelo Governo de Donald Trump, e do aumento das despesas, designadamente militares, decidido pelos congressistas em 2018.

O Serviço do Congresso para o Orçamento (CBO, na sigla em inglês) prevê que o défice orçamental para este ano fiscal seja de 897 mil milhões de dólares, mais 15,1% do que o registado no ano anterior, quando foi de 779 mil milhões.

Para os próximos anos, as previsões do CBO apontam para a continuação da subida do défice, ultrapassando o bilião de dólares em 2022 e nunca caindo abaixo desse valor até 2029.

O Governo de Trump garantiu que a redução de impostos paga-se a si próprio, por estimular o crescimento económico. Esta afirmação, porém, é contestada por muitos economistas.

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório