Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
20º
MIN 15º MÁX 21º

Trabalhadores dos impostos marcam um dia de greve por mês até às eleições

A falta de resposta do Governo sobre a revisão de carreiras levou o Sindicato dos Trabalhadores dos Impostos (STI) a marcar greve para o último dia de cada mês até às eleições legislativas, marcadas para 06 de outubro.

Trabalhadores dos impostos marcam um dia de greve por mês até às eleições
Notícias ao Minuto

13:49 - 06/02/19 por Lusa

Economia STI

Num comunicado agora divulgado, o STI, presidido por Paulo Ralha, adianta que, numa primeira fase, o pré-aviso de greve vai abranger os últimos dias de cada mês até abril, altura em que o Conselho Geral da estrutura sindical vai reunir-se e avaliar a necessidade de agravar ou não as medidas de luta.

Além desta paralisação - em que o STI admite recorrer ao fundo de greve para minimizar o impacto do protesto no rendimento dos trabalhadores - está prevista uma greve a "todas as horas extraordinárias", nomeadamente as realizadas pelas brigadas com órgãos de polícia criminal fora do horário de trabalho, e várias greves distritais.

Entre as alfândegas e aeroportos que vão ser afetadas por estas greves distritais estão o Algarve, Açores, Setúbal, Lisboa e Madeira, ficando a cargo das respetivas direções regionais do STI o agendamento dos dias de paralisação.

Na origem desta nova frente de ações de luta - que se segue à greve que os trabalhadores dos impostos cumpriram nos últimos dias de 2018 - está a ausência de resposta ao processo de negociação das carreiras dos trabalhadores da Autoridade Tributária e Aduaneira.

O STI acentua que os protestos não são motivados por simples reivindicações salariais, mas para reclamar a reposição do vínculo por nomeação, a clarificação do estatuto de órgão de polícia criminal, ou ainda uma carreira "com regras claras, onde os concursos sejam o modo de atingir os cargos existentes".

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório