Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
17º
MIN 12º MÁX 17º

Como escolher um seguro habitação (ou o mais adequado para si)

Um seguro habitação tem como objetivo proteger um imóvel de eventuais danos que lhe sejam causados.

Como escolher um seguro habitação (ou o mais adequado para si)
Notícias ao Minuto

06:51 - 03/02/19 por Notícias ao Minuto

Economia Dicas

Ninguém está à espera que os acidentes aconteçam, mas a verdade é que existem e aparecem quando menos se esperam. Neste âmbito, o ideal é estar 'protegido' por um seguro, para fazer face a eventuais acidentes. Como escolher o ideal para si? Essa é uma resposta que pretendemos esclarecer. 

De acordo com o ComparaJá.pt, uma plataforma de comparação de produtos de crédito, importa salientar que o seguro de incêndio é "obrigatório por lei para propriedades horizontais". No entanto, a plataforma recomenda também um seguro multiriscos que "para além de incluir a cobertura em caso de incêndio, protege, ainda, a sua casa face a outros danos que lhe possam ser causados".

A questão é que cada um deve encontrar o melhor seguro a sua habitação, aquele que vá ao encontro das duas necessidades. 

Eis o que deve ter em conta na hora de contratar um seguro habitação:

  • Avalie necessidades - "Quando pensar em contratar um seguro habitação deve, primeiramente, questionar-se: 'o que quero, efetivamente, proteger?'. (...) Apesar dos seguros multirriscos já contemplarem, na sua base, determinadas coberturas, poderá sempre adaptá-lo e ajustá-lo às suas necessidades específicas adicionando coberturas complementares."
  • Defina um orçamento - "É importante decidir, de antemão, quanto pretende gastar com o seu seguro habitação para que possa gerir bem as suas finanças pessoais e perceber qual a disponibilidade para contratar determinadas coberturas. Note que, quanto mais abrangentes forem as coberturas, mais elevado será o valor da prestação."
  • Calcule o capital seguro - "A avaliação do capital seguro pode ser feita ao edifício e ao recheio do imóvel e é imprescindível para que o seguro saiba em que valor o indemnizar caso aconteça destruição total da casa. Desta forma, o capital a segurar deve ser o do valor de reconstrução da casa."
  • Informe-se sobre os fatores que influenciam o preço do seguro - "Existem características que a sua casa pode ter que podem influenciar o preço do seguro, nomeadamente dispor de um sistema de protecção contra roubo ou de meios de combate a incêndios e, até, o tipo de construção e materiais utilizados no imóvel. Confirme que as seguradoras têm esses fatores em consideração."
  • Negoceie com a seguradora - "Depois de ponderar e decidir qual a oferta mais adequada a si, não deixe de negociar a proposta final com a seguradora. Pergunte se existem condições especiais, descontos ou formas de tornar a proposta mais atrativa."

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório