Meteorologia

  • 28 MARçO 2024
Tempo
11º
MIN 11º MÁX 18º

Eletricidade de Moçambique perde anualmente 87 milhões

A Eletricidade de Moçambique (EDM) perde anualmente 100 milhões de dólares (87 milhões de euros) devido a ligações clandestinas, informou hoje o novo presidente do Conselho de Administração da empresa.

Eletricidade de Moçambique perde anualmente 87 milhões
Notícias ao Minuto

14:04 - 26/01/19 por Lusa

Economia Administração

"Resolvendo o problema de perdas comerciais devido a ligações clandestinas teremos mais 100 milhões de dólares ", disse Aly Impia, numa entrevista ao canal privado STV.

Para a resolver o problema das ligações clandestinas, Aly Impia quer introduzir "contadores inteligentes".

"Com este tipo de contadores, até a partir do celular a pessoa pode recarregar. É um projeto muito interessante", observou o presidente do Conselho de Administração daquela empresa pública.

Além das ligações clandestinas, como um problema que está a afetar as contas da empresa, Aly Impia destacou a dívida que a Zâmbia, país vizinho, tem com a EDM, que está acima dos 70 milhões de dólares (61 milhões de euros).

"Destacámos um grupo interno que está a trabalhar diretamente com as entidades da Zâmbia para resolver o problema. Também já falamos com a Embaixada de Moçambique na Zâmbia para ajudar", acrescentou.

Aly Ímpia foi nomeado presidente do Conselho de Administração da EDM na terça-feira pelo Conselho de Ministros moçambicano, em substituição de Mateus Magala, exonerado em outubro para lhe permitir ocupar o cargo de vice-presidente do Banco Africano de Desenvolvimento (BAD).

À data da sua nomeação, o novo presidente exercia as funções de diretor de Planeamento e Desenvolvimento de Negócios na EDM.

Com mais de 23 anos de experiência no setor, o novo presidente é licenciado em Engenharia Eletrónica pela Universidade Eduardo Mondlane (UEM), onde também já lecionou em vários departamentos.

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório