Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
13º
MIN 12º MÁX 17º

AIE alerta para queda da produção de petróleo da Venezuela

O diretor-geral da Agência Internacional de Energia (AIE) alertou hoje, em Davos, para a queda da produção de petróleo da Venezuela nos dois últimos anos, "a maior de sempre" e que pode piorar "se ocorrer uma revolução no país".

AIE alerta para queda da produção de petróleo da Venezuela
Notícias ao Minuto

11:43 - 25/01/19 por Lusa

Economia Matéria-prima

O diretor-geral da AIE, Faith Birol, assegurou hoje no Foro de Davos que "depois de um processo revolucionário é muito raro que o país recupere a capacidade de produção" e que no caso da Venezuela se junta ao baixo rendimento nos últimos anos.

A Venezuela não é o único foco de conflito que a AIE deteta, cujo diretor acredita que a volatilidade dos últimos anos "será pior em 2019".

Birol citou outros pontos quentes que podem contribuir para desacelerar a economia global, particularmente a China, já que na última década, foi responsável por 50% da procura total de petróleo.

O responsável da AIE também defendeu a utilização do petróleo em detrimento de outras fontes de energia, considerando que, de momento, são "simbólicas". O carro elétrico representa apenas uma "pequena mordidela" no consumo total de energia, afirmou Birol.

O transporte, a indústria ou a aviação, adiantou, são grandes consumidores de petróleo e são setores em expansão na Ásia, pelo que a procura crescerá.

Em relação ao câmbio climático e à redução de emissões, Birol mostrou-se cético dado que nos últimos anos o volume de emissões subiu, apesar dos compromissos para tentar reduzi-lo.

Uma coisa são as intenções e outra diferente a realidade, entre as que deteta "uma desconexão", afirmou Birol, defendendo que os combustíveis fósseis "são necessários, mas devem produzir-se de forma sustentada".

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório