Meteorologia

  • 19 MARçO 2024
Tempo
13º
MIN 12º MÁX 21º

Após 19 horas, Eurogrupo chega a acordo sobre reforma da zona euro

No dia em que Mário Centeno celebra um ano desde que foi eleito para presidente do Eurogrupo, os ministros das Finanças chegaram a acordo sobre a reforma da zona euro, aquela que era uma das prioridades da presidência do ministro português.

Após 19 horas, Eurogrupo chega a acordo sobre reforma da zona euro
Notícias ao Minuto

07:56 - 04/12/18 por Beatriz Vasconcelos

Economia Ministro

Depois de uma reunião de 19 horas, os ministros das Finanças da zona euro chegaram a um acordo sobre a reforma da zona euro, anunciou o presidente do Eurogrupo, Mário Centeno, esta terça-feira, precisamente um ano após ter sido eleito para o cargo.

"Devo dizer que conseguimos. Depois de vários meses de intensas negociações e de uma reunião difícil, chegámos a um acordo sobre um plano para fortalecer o euro. Um plano que tem o aval de todos nós", disse Centeno, esta terça-feira, na conferência de imprensa após a reunião que começou no final de segunda-feira. 

O acordo inclui três anexos, dedicados respetivamente aos termos de referência do 'backstop' do Fundo Único de Resolução, à reforma da Mecanismo Europeu de Estabilidade (MEE), e ao acordo de cooperação entre aquele mecanismo e a Comissão Europeia.

Para além do plano sobre a reforma da zona euro, outra das questões em cima da mesa prendia-se com a avaliação do orçamento italiano. Na rede social Twitter, Centeno diz que o Eurogrupo "apoiou" a decisão da Comissão Europeia e "recomendou que Itália tomasse medidas em conformidade com as nossas regras orçamentais", pode ler-se.

Também no Twitter, o ministro das Finanças alemão, Olaf Scholz, escreveu que o resultado foi "bom" e que estão a ser tomados "passos decisivos" no sentido da reforma da zona euro. 

Precisamente um ano depois de ter sido eleito presidente do 'fórum' entre os ministros das Finanças da zona euro, Centeno alcançou o progresso mais significativo para completar a reforma das instituições da zona euro, aquela que apontou como a grande prioridade da sua presidência.

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório