Meteorologia

  • 23 ABRIL 2024
Tempo
15º
MIN 13º MÁX 24º

Como detetar um site bancário falso

Os sites bancários falsos são parecidos com os originais legítimos, diz a Associação Portuguesa de Bancos. Saiba como detetar se é ou não um site falso

Como detetar um site bancário falso
Notícias ao Minuto

11:38 - 26/11/18 por Notícias Ao Minuto

Economia ABP

Já lhe aconteceu 'ir parar' a um site bancário falso? Se não aconteceu, saiba que existe essa possibilidade e que, normalmente, esses links surgem em e-mails de 'pihishing' bancário, conforme explica a Associação Portuguesa de Bancos (APB). 

Deste modo, é importante saber como é que se pode detetar previamente estas situações, para evitar 'dar' os seus dados a páginas falsas. 

"Os sites bancários falsos são parecidos com os originais legítimos. Frequentemente apresentam janelas "pop-up" onde lhe são pedidos os seus dados de acesso. Os bancos não usam páginas semelhantes", refere a APB. 

Como detetar?

  • Urgência - Normalmente as mensagens nos sites falsos aparecem com caráter de urgência, "não encontrará mensagens assim nos sites verdadeiros". 
  • Mau design - "Tenha cuidado com sites que apresentam falhas no design ou erros de escrita". 
  • Janelas 'pop-up' - "São habitualmente usadas para recolher os seus dados confidenciais. Não clique nessas janelas e evite fornecer nelas quaisquer dados pessoais".

Para evitar ir parar a um site bancário falso não deve carregar em links em e-mails, deve utilizar um browser que permita bloquear janelas 'pop-up' e escrever o link manualmente. 

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório