Já lhe aconteceu 'ir parar' a um site bancário falso? Se não aconteceu, saiba que existe essa possibilidade e que, normalmente, esses links surgem em e-mails de 'pihishing' bancário, conforme explica a Associação Portuguesa de Bancos (APB).
Deste modo, é importante saber como é que se pode detetar previamente estas situações, para evitar 'dar' os seus dados a páginas falsas.
"Os sites bancários falsos são parecidos com os originais legítimos. Frequentemente apresentam janelas "pop-up" onde lhe são pedidos os seus dados de acesso. Os bancos não usam páginas semelhantes", refere a APB.
Como detetar?
- Urgência - Normalmente as mensagens nos sites falsos aparecem com caráter de urgência, "não encontrará mensagens assim nos sites verdadeiros".
- Mau design - "Tenha cuidado com sites que apresentam falhas no design ou erros de escrita".
- Janelas 'pop-up' - "São habitualmente usadas para recolher os seus dados confidenciais. Não clique nessas janelas e evite fornecer nelas quaisquer dados pessoais".
Para evitar ir parar a um site bancário falso não deve carregar em links em e-mails, deve utilizar um browser que permita bloquear janelas 'pop-up' e escrever o link manualmente.