Aprovada emenda para autorizar Estado a expropriar terras

A comissão conjunta de revisão constitucional do parlamento sul-africano aprovou uma emenda à Constituição da África do Sul, autorizando o Estado a expropriar terras sem compensação, para corrigir ilegalidades resultantes do período do "apartheid", foi hoje divulgado.

Africa do Sul, mapa

© iStock

Lusa
15/11/2018 15:53 ‧ 15/11/2018 por Lusa

Economia

África do Sul

A alteração constitucional no seio da comissão parlamentar recebeu os votos favoráveis do partido no poder, o Congresso Nacional Africano (ANC), e o partido radical de esquerda Combatentes para a Liberdade Económica, enquanto a principal força política de oposição, a Aliança Democrática, votou contra.

O presidente da comissão parlamentar, Stan Maila, realçou a "necessidade de uma reforma agrária urgente e acelerada para corrigir as injustiças do passado entre os que ficaram privados das suas terras".

A reforma agrária é uma pretensão do Presidente da África do Sul, Cyril Ramaphosa, que expressou já o desejo de que a Constituição seja alterada.

Ramaphosa pretende reequilibrar a estrutura de propriedade da terra na África do Sul, uma vez que a minoria branca continua a deter grande partes das terras.

A emenda adotada pela comissão conjunta de revisão constitucional carece de votação do parlamento da África do Sul, mas, antes, pode ser remetida pela oposição para o tribunal.

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas