É por isto que os bancos devem reduzir o crédito malparado

O crédito malparado - também chamado de crédito não produtivos - é um problema para os bancos por várias razões, mas a principal é que o banco que forneceu um empréstimo perde esse dinheiro e o que poderia vir a ser ganho por juros e comissões. 

Euros Dinheiro Mercados

© Reuters

Notícias Ao Minuto
15/11/2018 14:43 ‧ 15/11/2018 por Notícias Ao Minuto

Economia

BdP

 

"Os créditos não produtivos representam um problema para os bancos por diversas razões. Por um lado, a instituição que concedeu o empréstimo pode perder parte ou a totalidade dos fundos que emprestou e deixa de ter o ganho esperado com a cobrança de juros e comissões", pode ler-se num comunicado divulgado pelo Banco de Portugal. 

Como é que isto tem impacto nas contas do banco? Está tudo relacionado, como explica o supervisor, uma vez que as perdas relacionadas com o crédito malparado têm de estar registadas nas imparidades. "Este esforço penaliza os resultados dos bancos e, consequentemente, os rácios de capital", refere.

Um dos problemas que afetou, e tem afetado, a banca portuguesa nos últimos anos é, precisamente, o crédito malparado. Por isso, "os bancos portugueses têm estado focados na redução dos créditos não produtivos, que chegaram a ter um peso de quase 18% do crédito total, em junho de 2016", explica o supervisor. 

 

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas