Os dois maiores acionistas da PT, O Banco Espírito Santo (BES), através das 'holding Avistar, e a Ongoing, através da Nivalis Holding BV, são ainda signatários do memorando de entendimento que, a concretizar-se, levará à criação da CorpCo, a empresa que resultará da fusão entre a operadora portuguesa de telecomunicações e a operadora brasileira.
A PT e a Oi anunciaram hoje que assinaram um acordo de intenções para a fusão das duas empresas, e das holdings da operadora brasileira, constituindo uma entidade única liderada por Zeinal Bava.
A CorpCo só avançará depois de a fusão ser aprovada por todos os acionistas das operadoras portuguesa e brasileiras, depois de realizado um aumento de capital na ordem dos 2,3 a 2,7 mil milhões de euros, e depois de sujeita à aprovação das entidades de regulação.
A transação, refere o documento, está prevista para o primeiro semestre do próximo ano.
A concretizar-se a operação, a CorpCo terá como presidente executivo Zeinal Bava, actual presidente executivo da da Oi e da PT Portugal, e como presidente não executivo ('chairman'), José Mauro da Cunha, atual 'chairman' da Oi. O lugar de vice-'chairman' será ocupado por Henrique Granadeiro, atual presidente executivo e 'chairman' da PT.
As ações da PT seguiam às 09:52 a negociar no Euronext Lisbon em alta de 17,06% para 3,98 euros.