Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
15º
MIN 12º MÁX 17º

Imobiliário. Portugueses preferem arrendar ou comprar casa?

Apesar de a decisão depender das circunstâncias específicas de cada pessoa, há um padrão que permite concluir que a maioria dos portugueses prefere comprar casa.

Imobiliário. Portugueses preferem arrendar ou comprar casa?
Notícias ao Minuto

14:33 - 07/11/18 por Notícias Ao Minuto

Economia Estudo

O mercado imobiliário tem vindo a sofrer várias alterações, principalmente no que diz respeito aos preços. Ainda assim, há coisas que não mudaram ao longo dos anos e uma delas é a preferência dos portugueses pela compra de casa, ao invés de arrendar.

De acordo com um estudo realizado pela imobiliária Century 21 e ao qual o Notícias ao Minuto teve acesso, 89,7% dos portugueses com idades entre os 30 e os 50 anos prefere a compra do imóvel. Já no universo dos mais jovens, com idades entre os 18 e os 29 anos, cerca de 85% manifestam interesse em comprar casa.

Claro está que a decisão de comprar casa, ou arrendar, depende sempre das necessidades e circunstâncias específicas de cada pessoa, mas a “preferência pela compra está associada à ideia de que é um investimento no futuro e é a melhor maneira de criar um lar”, conclui o estudo.

Arrendamento como solução

A compra de casa não deixa, porém, de ser um investimento elevado. Por isso, para quem não tem condições económicas que permitam adquirir um imóvel existe sempre a solução de arrendar um imóvel. “Vivem em arrendamento é mais acessível e permite uma maior liberdade e flexibilidade para mudar de casa em caso de necessidade”, refere.

Por este motivo, o arrendamento acaba por se uma opção para a maioria dos consumidores com idades entre os 18 e os 40 anos, ainda segundo o mesmo estudo. Ainda assim, 76,4% das pessoas que vivem em casas arrendadas preferiam ter uma casa própria.

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório