Meteorologia

  • 29 MARçO 2024
Tempo
15º
MIN 8º MÁX 15º

Quanto custa rescindir um contrato de telecomunicações

Se tiver fidelização de dois anos, por exemplo, poderá ter de pagar entre 864 e 1.119 euros para rescindir antecipadamente o contrato, dependendo da operadora e do tarifário, de acordo com a DECO.

Quanto custa rescindir um contrato de telecomunicações
Notícias ao Minuto

08:39 - 30/10/18 por Notícias Ao Minuto

Economia DECO

A máxima é a seguinte: quanto mais cedo cancelar o contrato de telecomunicações mais pesada é a fatura. De acordo com a Associação Portuguesa para a Defesa do Consumidor (DECO), para rescindir um contrato de dois anos com uma operadora de telecomunicações, poderá ter de pagar entre 864 e 1.119 euros. 

A DECO fez as contas aos custos de rescindir o contrato com várias operadoras de telecomunicações e concluiu que "sai caro sair antes do tempo". O preço a pagar também depende do tarifário. 

"Na maioria dos casos, os valores atingem as centenas de euros. Para as ofertas mais completas da MEO e da NOS, o custo aproxima-se dos 1.000 euros, se o cliente quiser desistir do serviço ao fim de seis meses. No caso da Vodafone, o encargo vai mesmo além deste pesado valor", pode ler-se num comunicado divulgado pela associação. 

Como em tudo, há exceções, claro. "Há situações em que é possível sair a custo zero: óbito, desemprego, emigração ou alteração de morada por motivos imprevistos, por exemplo. O problema é que estas circunstâncias não estão claramente enumeradas na lei e o resultado depende, muitas vezes, da nossa intervenção ou da decisão de um centro de arbitragem de conflitos de consumo", refere a DECO. 

Há várias coisas que deve saber antes de cancelar um contrato de telecomunicações, tal como pode consultar neste artigo. Saiba também que a Autoridade Nacional de Comunicações (ANACOM) obrigou as operadoras de telecomunicações a prestar mais informação aos clientes, através das faturas detalhadas, o que poderá ser benéfico para o cliente que queira rescindir um contrato. 

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório