Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
15º
MIN 14º MÁX 21º

Fábricas da Cimpor em Portugal vendidas a grupo turco

A informação foi avançada pela Cimpor e pela InterCement. Um contrato assinado com o grupo turco OYAK prevê "a venda de todos os ativos que compõem a Unidade de Negócio de Portugal e Cabo Verde".

Fábricas da Cimpor em Portugal vendidas a grupo turco
Notícias ao Minuto

12:35 - 26/10/18 por Ana Lemos

Economia Empresas

A InterCement e a Cimpor informam, em comunicado enviado às redações, que "assinaram com o Grupo OYAK um contrato que tem como objetivo a venda de todos os ativos que compõem a Unidade de Negócio de Portugal e Cabo Verde".

Uma "transação" que resulta do plano de "redução da dívida do Grupo publicamente anunciado pela InterCement e pela Cimpor, em resposta à adversidade do contexto que se tem observado nos mercados da América do Sul, especialmente no Brasil".

No âmbito da sua "estratégia de internacionalização", o grupo "identificou o potencial de integração da Cimpor Portugal e Cabo Verde", tendo particular interesse no "know-how, potencial operacional, escala, posicionamento geográfico e capacidade exportadora".

Esta transação, que ainda carece de 'luz verde' das Entidades da Concorrência competentes, prevê "a manutenção das estruturas humanas destas empresas".

Recorde-se que, em 2012, a InterCement - que pertence ao grupo Camargo Côrrea - passou a controlar a Cimpor, após uma oferta pública de aquisição sobre a cimenteira portuguesa.

Para 'onde' vai a Cimpor?

O comprador, o Grupo OYAK, "emprega atualmente cerca de 30 mil pessoas em 19 países", e registou no ano passado "um volume de negócios de 10,2 mil milhões de USD". A  sua atividade centra-se em "diversas indústrias (cimento e betão, mineração e metalurgia, automóvel, energia e química) e serviços (financeiros e logísticos)".

Atuamente, a subsidiária OYAK Cement, conta com "sete fábricas integradas de cimento" e "três moagens com uma capacidade anual de produção de 12 milhões de toneladas por ano, 45 centrais de betão e uma fábrica de sacos de papel".

Na Turquia, onde é "líder de mercado", a OYAK Cement destaca-se pelo desenvolvimento de "soluções inovadoras para a utilização de cimento", focadas em "critérios de eficiência, criatividade e rentabilidade, bem como pela sua atuação sustentável e responsável em termos ambientais e comunitários".

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório