Meteorologia

  • 19 MARçO 2024
Tempo
12º
MIN 12º MÁX 21º

Já lhe deram uma nota assim? Tenha atenção e não aceite, recomenda o BdP

Uma nota tintada ou descolorada é muito provavelmente uma nota roubada, alerta o supervisor.

Já lhe deram uma nota assim? Tenha atenção e não aceite, recomenda o BdP
Notícias ao Minuto

15:52 - 09/10/18 por Notícias Ao Minuto

Economia Banca

Já lhe deram uma nora tintada ou descolorada? Não aceite. "As manchas de tinta na nota podem resultar na atuação de sistemas inteligentes de neutralização de notas", alerta o Banco de Portugal (BdP), num comunicado divulgado esta terça-feira. 

Estas manchas, esclarece o supervisor, podem resultar de sistemas inteligentes instalados em caixas automáticas ou em malas de transporte de dinheiro, que marcam propositadamente estas notas para as identificar em casos em que houve uma tentativa de roubo ou furto. 

"Quando a nota tem manchas de tinta infligidas por sistemas inteligentes de neutralização de notas, a tinta fica, em geral, mais concentrada nos extremos da nota. Normalmente, a tinta flui dos extremos para o centro da nota produzindo um padrão caraterístico", explica o BdP. 

Notícias ao MinutoAs cores mais comuns das tintas de segurança são violeta, verde, azul, vermelho e preto.© Reprodução do site do Banco de Portugal

Tem uma destas notas?

Se, entretanto, perceber que tem consigo uma nota tintada, o supervisor recomenda que se dirija às autoridades policiais ou às tesourarias do Banco de Portugal. "Também poderá dirigir-se ao seu banco, que a encaminhará para as autoridades competentes", acrescenta. 

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório