Meteorologia

  • 20 ABRIL 2024
Tempo
17º
MIN 15º MÁX 23º

Falência da Primera Air: O que os passageiros devem saber

Há situações em que os passageiros podem pedir o reembolso do seu voo.

Falência da Primera Air: O que os passageiros devem saber
Notícias ao Minuto

08:34 - 03/10/18 por Beatriz Vasconcelos

Economia AirHelp

A companhia aérea islandesa de baixo custo Primera Air, que ligava os países nórdicos a destinos turísticos da Europa, incluindo Portugal, deixou de operar há meia noite de segunda-feira, depois de declarar falência. A AirHelp explica que há situações em que os passageiros afetados podem pedir o reembolso do seu voo.

"Os passageiros têm direito a reembolso quando reservam o voo através de uma agência de viagens ou de uma companhia aérea parceira", isto porque "as agências de viagens ou as companhias aéreas parceiras podem ser responsáveis se os voos estiverem cobertos por planos de seguro de viagem, ao passo que, no caso de férias organizadas, a cobertura deve ser garantida", explica Bernardo Pinto, especialista da AirHelp em direitos dos passageiros, num comunicado a que o Notícias ao Minuto teve acesso. 

Há ainda outra possibilidade que está disponível para aqueles que reservaram diretamente a viagem com a Primera Air e efetuaram o pagamento com o cartão de crédito. "O pagamento pode ser anulado antes de ser creditado na conta da companhia aérea. Mesmo que os montantes já tenham sido debitados, tratando-se de um caso de falência é possível conseguir o reembolso", esclarece Bernardo Pinto. 

Porém, os passageiros afetados pela falência da Primera Air já não podem pedir indemnização, mesmo que haja uma "perturbação de voo elegível para compensação", explica o responsável da AirHelp.

A situação financeira da Primera Air deteriorou-se devido a "vários acontecimentos infelizes e imprevistos nos últimos dois anos, nomeadamente a perda de um avião causado por problemas de corrosão e por atrasos na entrega da nova frota de Airbus 321 neo", disse a companhia aérea em comunicado, na terça-feira. 

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório