Meteorologia

  • 28 MARçO 2024
Tempo
12º
MIN 11º MÁX 18º

S&P anuncia hoje rating de Portugal um ano após a saída de lixo

A agência Standard & Poors divulga hoje o rating atribuído a Portugal, no âmbito da revisão regular da notação financeira do país, depois de há um ano ter tirado o país do nível de investimento de lixo.

S&P anuncia hoje rating de Portugal um ano após a saída de lixo
Notícias ao Minuto

06:15 - 14/09/18 por Lusa

Economia Rating

Há um ano, em 15 de setembro de 2017, a Standard & Poors (S&P) tirou Portugal do lixo, revendo em alta o rating (notação) atribuído à dívida soberana portuguesa de BB+ para BBB-, a nota mínima dentro do nível de investimento.

Com essa revisão em alta para BBB-, Portugal voltou a ter uma notação de investimento atribuída por uma das três principais agências de rating mundiais.

Em dezembro do ano passado foi a vez de a agência de notação financeira Fitch ter tirado Portugal do lixo melhorando em dois patamares o rating da dívida pública portuguesa, de BB+ para BBB, o segundo nível da categoria de investimento.

Já a Moodys decidiu, em abril deste ano, não se pronunciar sobre a avaliação de Portugal, pelo que assim se manteve na notação Ba1 (considerado lixo), atribuída ao país desde julho de 2014.

A agência norte-americana continua a ser a única das grandes a atribuir à dívida pública portuguesa uma nota de especulação.

Ainda quanto à S&P a última revisão do rating de Portugal foi em março, tendo então mantido a nota de Portugal em BBB-, do escalão de investimento, com perspetiva estável.

Na altura, a S&P perspetivou para Portugal a continuação de crescimento económico e consolidação orçamental, ainda que referindo as "vulnerabilidades da elevada, se bem que em queda, dívida externa privada e pública".

O rating pode ser melhorado, acrescentou a agência de notação financeira, se Portugal apresentar progressos na redução das dívidas externa e pública, acima do que espera. A mesma decisão pode ser tomada para "refletir potenciais melhorias na estabilidade financeira".

Ao contrário, avisou a agência, a nota pode ser revista em baixa, o que significaria o seu regresso a um escalão de investimento especulativo (vulgarmente designado "lixo"), caso haja um "acentuado enfraquecimento do crescimento económico" e se "a situação orçamental se deteriorasse consideravelmente".

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório