Meteorologia

  • 28 MARçO 2024
Tempo
15º
MIN 11º MÁX 18º

Na universidade pela 1.ª vez? Quatro dicas para controlar o dinheiro

Renda, alimentação, transportes ou material escolar são algumas das despesas dos jovens universitários.

Na universidade pela 1.ª vez? Quatro dicas para controlar o dinheiro
Notícias ao Minuto

07:56 - 10/09/18 por Notícias ao Minuto

Economia Finanças

Quem está na universidade já sabe que é necessário ter controlo sobre o seu próprio dinheiro para que consiga chegar ao final do mês sem ter de voltar a pedir dinheiro aos país. Para quem agora está a ingressar nesta fase, é importante ter em conta que poupar é importante e que é tudo uma questão de hábitos. 

Para auxiliar aqueles que agora têm de controlar e gerir o seu próprio dinheiro, seja ele semanal ou quinzenal, o blog Saldo Positivo da Caixa Geral de Depósitos apresenta quatro dicas para que os estudantes não percam o controlo do seu orçamento. 

  • Fazer um orçamento: Para ter umas finanças pessoais saudáveis, o primeiro passo é "saber quanto dinheiro entra por mês na conta bancária e quanto é que gasta". Por outras palavras, é importante fazer um orçamento, de modo a "perceber onde é que gasta dinheiro desnecessariamente". 
  • Aprender a poupar: É importante conseguir colocar algum dinheiro de parte, quer seja para responder a alguma emergência, quer seja para comprar algo que se quer há muito tempo. "Quanto mais cedo começar a poupar melhor, mesmo que sejam apenas 10 euros por mês. Para saber quanto tem de poupar, defina metas de poupança específicas: calcule a quantia que precisa de poupar todos os meses para alcançar esse objetivo". 
  • Gastar com inteligência: Mais do que ter a última geração de smartphones ou os últimos ténis lançados, o importante nesta fase é garantir que há dinheiro para as despesas básicas. "Defina quanto é que pode gastar nas várias categorias, como por exemplo: casa, alimentação, telecomunicações e diversão, e mantenha esse limite. Ao implementar esta regra, está a formar bons hábitos de gastos e a aprender a definir em que é que vale mais a pena gastar dinheiro".
  • Obter rendimentos extra: Se for possível ganhar algum dinheiro extra, melhor. Quer seja através de um part-time ou de um trabalho pontual, ganhar dinheiro pode ser uma forma de aliviar as finanças, ao mesmo tempo que preenche o currículo. Porém, é preciso ter em atenção que "o trabalho não deve interferir com a obtenção de boas notas, o que significa que terá de gerir bem o tempo". 

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório