Meteorologia

  • 24 ABRIL 2024
Tempo
16º
MIN 12º MÁX 24º

Volume de negócios do grupo Visabeira sobe 11,7% para 327 milhões

O volume de negócios do grupo Visabeira subiu 11,7% nos primeiros seis meses do ano, face a igual período de 2017, para 327 milhões de euros, divulgou hoje a dona da Vista Alegre.

Volume de negócios do grupo Visabeira sobe 11,7% para 327 milhões
Notícias ao Minuto

12:25 - 01/08/18 por Lusa

Economia Vista Alegre

O resultado antes de impostos, juros, depreciações e amortizações (EBITDA) aumentou 21,5% para 61,3 milhões de euros, com uma margem de 18,8%, o que compara com os 17,2% registados em igual período do ano anterior, refere o grupo, em comunicado.

O resultado operacional recorrente foi de 43 milhões de euros no semestre, uma subida homóloga de 29,7%.

O grupo Visabeira adianta que registou uma redução de 162 milhões de euros de dívida nos últimos anos.

"Nos mercados externos, continuamos empenhados na exportação de produtos e serviços desenvolvidos pelas empresas do grupo", sendo que no primeiro semestre a atividade naqueles mercados representou 64% do total do volume de negócios.

No que respeita ao mercado europeu, "o volume de negócios cresceu sustentadamente de forma orgânica, atingindo o montante de 158 milhões de euros, com destaque para presença em França, Alemanha, Itália, Bélgica e Dinamarca".

Relativamente aos mercados em África, estes registaram "cerca de 49 milhões de euros de volume de negócios" no semestre.

A área de negócios com maior peso no grupo, referem, "continua a ser Visabeira Global, contribuindo com 71% do volume de negócios e 60% no EBITDA, o que demonstra uma boa performance operacional nas atividades de televisão por cabo e serviços de engenharia de redes de telecomunicações, eletricidade e gás, tanto a nível nacional como internacional".

Através da Constructel, "com o objetivo de reforçar a sua presença em novos países no mercado europeu, constituiu uma 'joint-venture' [parceria] com um parceiro inglês para construção de rede de fibra ótica para a British Telecom", adianta.

No mercado indiano, a Visabeira destaca o "início de atividade de operador 'wholesale' com construção, operação e manutenção de rede em fibra ótica numa extensão de 3.000 quilómetros, com receitas de exploração já contratadas de 35 milhões de euros".

Na indústria, a Visabeira destaca o investimento em curso na expansão da capacidade produtiva em 60% da Ria Stone, subsidiária da Vista Alegre, no âmbito de um contrato com a cadeia Ikea que garante a compra de toda a produção até 2026 no valor global de 250 milhões de euros.

A Bordallo Pinheiro encontra-se em processo de ampliação de 70% da capacidade produtiva, o que vai permitir a automação de processos e desenvolvimento de novos produtos com maior valor acrescentando e qualidade.

Aponta ainda que a Vista Alegre tem um contrato para os próximos três anos para fornecimento de louça, em exclusivo, para 40 'resorts' da cadeia hoteleira Club Med, localizados em 26 países.

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório