À primeira vista um empréstimo sem juros parece algo impossível, já que quando pedimos dinheiro emprestado aos bancos estamos sujeitos a uma taxa de juro. Ainda assim, há formas de contornar a situação. A plataforma ComparaJá.pt apresenta três exemplos, mas, recorde-se, é fundamental ter atenção às suas finanças pessoais.
"Um empréstimo sem juros permite ao titular do crédito o pagamento do montante utilizado sem que o Montante Total Imputado ao Consumidor (MTIC) aumente devido ao pagamento de juros", explica a plataforma.
Assim sendo, refere o ComparaJá.pt, há três formas:
- Cartões de crédito - "Todos os cartões de crédito dispõem de um plafond, que corresponde ao montante máximo que o banco disponibiliza ao cliente para poder gastar mensalmente. No entanto, se o cliente fizer uma determinada compra dentro desse plafond e decidir reembolsar, na totalidade, aquilo que gastou num período de 20 a 50 dias (este prazo varia consoante as instituições financeiras), então não pagará quaisquer juros – é o chamado pagamento a 100%."
- Empréstimos através de lojas - "São muitos os retalhistas que oferecem a possibilidade de se pagar um produto de forma parcelada, em vários meses sem juros. Normalmente, estas lojas fazem o empréstimo na hora (associado a uma dada instituição financeira), estabelecendo um determinado prazo e indicando-lhe, de imediato, qual será a sua prestação mensal. Assim, e ainda considerando o exemplo anterior, se o seu frigorífico novo custar 900 euros e pagar em 12 meses sem juros, ficará a pagar 75 euros por mês sem acrescer juros a este empréstimo."
- Cartões de fidelização - "Por fim, outra opção que existe para obter um empréstimo sem juros é através dos cartões de fidelização, que são cartões de crédito associados a uma marca/loja, que oferecem inúmeras vantagens: desde descontos em parceiros a promoções exclusivas na própria loja, bem como acesso a diversas modalidades de pagamento (como é o caso do pagamento em três, seis ou 12 meses sem juros, por exemplo)."
No entanto, recorda a plataforma, "um empréstimo sem juros deve, ainda assim, ser utilizado com moderação. Pode recorrer a esta solução através do seu cartão de crédito, todos os meses, desde que faça uma boa gestão das suas finanças pessoais".