Meteorologia

  • 19 AGOSTO 2018
Tempo
24º
MIN 22º MÁX 26º

Edição

Portugal deve rever lei laboral para contratos permanentes, diz Bruxelas

A Comissão Europeia insiste que Portugal avance para uma revisão da legislação laboral que promova os contratos sem termo, considerando que a rigidez existente é um entrave a esses contratos, segundo as recomendações divulgadas hoje.

Portugal deve rever lei laboral para contratos permanentes, diz Bruxelas
Notícias ao Minuto

14:00 - 23/05/18 por Lusa

Economia Recomendação

Nas recomendações dirigidas hoje a Portugal, Bruxelas defende que o país "promova um ambiente que conduza à contratação através dos contratos sem termo", passando pela "revisão do enquadramento legal, em consulta com os parceiros sociais".

"Alguns aspetos da legislação da proteção ao emprego e procedimentos judiciais complicados ainda podem desencorajar o recrutamento através de contratos sem termo. No entanto, nenhuma medida está planeada de momento para rever o enquadramento legal dos despedimentos", afirma a Comissão.

É que, para Bruxelas, as medidas para promover a criação de empregos permanentes (como por exemplo o 'Contrato-Emprego') e as isenções das contribuições sociais para as empresas que recrutem pessoas de grupos vulneráveis "têm cobertura limitada", apesar de serem eficazes.

A Comissão recorda que, embora mais trabalhadores portugueses estejam a passar de empregos temporários para permanentes, "os contratos temporários continuam a ser a norma para os desempregados que encontram emprego", acrescentando que a diferença "já elevada" entre trabalhadores a prazo e permanentes "cresceu durante a crise".

Outra das recomendações de Bruxelas é o aumento do nível de competências da população adulta, incluindo a literacia digital, através do reforço e do alargamento da cobertura da componente prática nos programas de qualificação de adultos, sobretudo nos campos de ciência e de tecnologia.

Recomendados para si

Seja sempre o primeiro a saber.
Acompanhe o site eleito pelo segundo ano consecutivo Escolha do Consumidor.
Descarregue a nossa App gratuita.

Apple Store Download Google Play Download

Receba as melhoras dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório

Os cookies ajudam-nos a melhorar a sua experiência como utilizador.

Ao utilizar o nosso website, está a aceitar o uso de cookies e a concordar com a nossa política de utilização.