Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
12º
MIN 12º MÁX 17º

Pagar por faturas em papel? A DECO ajuda a dizer 'não'

Depois de a MEO ter avançado com a medida de cobrar um euro pelas faturas em papel, a partir de 1 de abril, a DECO quer ajudar os clientes a dar a volta à situação e a contornar este pagamento.

Pagar por faturas em papel? A DECO ajuda a dizer 'não'
Notícias ao Minuto

08:48 - 17/05/18 por Beatriz Vasconcelos

Economia MEO

A MEO já tinha anunciado que iria começar a cobrar um euro pelas faturas em papel, algo que a Associação para a Defesa do Consumidor (DECO) considera ilegal. Porém, e apesar dos alertas, a MEO avançou mesmo com a medida, mas a associação quer ajudar os consumidores a dizer ‘não’ a este pagamento.

A iniciativa da MEO, saliente-se, levou inclusive a que a Autoridade Nacional de Comunicações (ANACOM) emitisse uma recomendação para que os operadores de telecomunicações "não cobrassem pela disponibilização de faturas aos clientes". Ainda assim, a MEO avançou com a cobrança a partir de 1 de abril.

Ora, considerando que “qualquer operador” que “decida cobrar pela emissão de faturas em papel está a desrespeitar a lei e a violar o direito à informação”, a DECO desenvolveu uma iniciativa - que pode aceder através deste link - para auxiliar os clientes que têm de pagar esta cobrança a dar a volta à situação, de acordo com um comunicado a que o Notícias ao Minuto teve acesso.

“Os consumidores que não queiram aceitar as soluções propostas, pagar pelas faturas em papel ou aderir à fatura eletrónica podem reclamar ou solicitar a mediação da DECO para impugnar este novo custo, pelo menos, durante o período de fidelização, ou rescindir o contrato. Nesse caso, serão indicadas quais as melhores alternativas e os passos a dar”, explica a associação.

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório