Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
16º
MIN 15º MÁX 21º

O novo membro da família Vidigal que está a encantar na Holanda

Internacional sub-20 português faz o balanço da brilhante época de estreia no Fortuna Sittard, conta a sua história e revela todos os sonhos numa entrevista exclusiva ao Desporto ao Minuto.

O novo membro da família Vidigal que está a encantar na Holanda
Notícias ao Minuto

08:03 - 20/04/18 por Fábio Aguiar

Desporto Exclusivo

Tem nome de craque e 'carrega' nas costas todo o legado de uma das famílias mais famosas do futebol português. Aos 19 anos, André é o mais novo dos históricos Vidigal e aquele que promete voltar a fazer sonhar pais, irmãos e tios. Para já, não podia estar no melhor caminho! Em época de estreia no Fortuna Sittard, líder da Segunda Divisão da Holanda, o avançado tem encantado e os 10 golos em 29 jogos servem de cartão de visita para um jogador que já está debaixo dos holofotes de grandes clubes europeus.

"Estou muito feliz com o momento. Tive um grande começo a nível coletivo e individual, preparámo-nos muito bem fisicamente, conseguimos, como grupo, entrosar-nos, e isso foi muito importante para o bom início de época", começou por dizer o jovem, em entrevista exclusiva ao Desporto ao Minuto, preferindo sempre falar... pela equipa. "Eu vim com a expetativa de jogar com maior regularidade, ter mais minutos para me mostrar e para demonstrar o meu valor, pois nesta idade é fundamental, e estou muito contente porque estou a conseguir superar-me graças aos meus companheiros que muito me têm ajudado."

Notícias ao MinutoAndré Vidigal soma internacionalizações pelos sub-18, sub-19 e sub-20 de Portugal.© FPF

Filho de Beto Vidigal e sobrinho de Luís, Toni, Lito e Jorge Vidigal, André nasceu com a paixão do futebol. A 'influência' dos familiares levou-o cedo ao sonho de um dia lhes seguir as pisadas e... assim foi. "Via muitas fotografias, muito vídeos, cheguei mesmo a ver alguns jogar e desde pequenino que gostei da bola e de jogar futebol. Um dos meus sonhos já foi concretizado, que era ser jogador profissional, consegui, foi um dos dias mais felizes da minha vida, e não tenho nenhuma pressão em cima. Só lhes quero mostrar que sou mais um membro da família que quis levar o nosso nome o mais alto possível", sublinhou, antes de eleger o seu maior apoio: "São eles, claramente. Dão-me muitos conselhos, porque sabem o que é isto, já passaram por tudo e conhecem muito bem o mundo do futebol, ajudam-me imenso e falamos várias vezes, quer o meu pai, quer o meu tio Luís, com quem converso quase todos os dias. E isso faz com que aprenda todos os dias."

Formado no Elvas, André Vidigal deu o salto para os júniores da Académica em 2015.Na temporada transata estreou-se pela equipa principal da Briosa, na 2.ª Liga, realizou cinco jogos, mas no passado defeso decidiu aceitar o convite para emigrar e, com esse intuito de ter mais oportunidades, foi cedido ao emblema de Sittard-Geleen, do sudeste da Holanda. "Tinha o sonho de jogar noutros campeonatos, mas não esperava que fosse já. Apareceu esta possibilidade e achei que devia tentar uma nova experiência. Vim sem receio e acreditei em mim. O estilo do futebol aqui beneficia-me. Joga-se muito ao ataque, há muitos golos e o futebol é muito ofensivo. As equipas do fundo da tabela, por vezes, complicam muito a vida aos adversários, porque se fecham, metem bloco baixo e é difícil entrar, mas isso é o normal. O jogo em si é atacante, com jogadores rápidos, tecnicamente muito evoluídos e identifico-me bastante", analisou, admitindo, porém, algumas dificuldades na adaptação.

Notícias ao MinutoAndré Vidigal estreou-se na última época pela equipa principal da Académica, na 2.ª Liga.© Facebook

"Vim para cá sozinho, foi complicado, mas tudo isso passou. É a minha vida, é por isto que eu quero lutar e tenho a certeza que isto me faz crescer. As coisas estão bem, a vida aqui é bastante boa, as pessoas são muito simpáticas, todos os dias, quando vou à cidade, falam comigo, estão preocupadas com o meu bem-estar e isso deixa-me muito feliz. É muito bom ter esse apoio. Depois disso, a adaptação tornou-se mais fácil, até porque encontrei dois companheiros portugueses que me ajudaram imenso. Acolheram-me no grupo e estou grato a eles. Além disso, o jogador português é sempre muito acarinhado, pois reconhecem-nos um enorme potencial", acrescentou.

Cobiça dos 'tubarões' não faz descolar os pés do chão

Dado o excelente rendimento logo desde o arranque de campeonato e o crescente assédio de clubes de maior dimensão na Holanda, o Fortuna Sittard optou por exercer o direito de opção de compra de André Vidigal logo no início do empréstimo. No entanto, os golos, as assistências e os momentos de magia do jovem têm despertado cada vez mais o interesse de outros colossos e deixado o futuro numa incógnita. O extremo, garante, não 'perde' tempo a pensar em possibilidades, sublinha estar "muito feliz" e apenas focado em "trabalhar cada vez mais e melhor". "O meu futuro está nas mãos de Deus. Para já, estou focado no Fortuna, quero terminar a época em grande e depois logo se vê", vincou.

Notícias ao MinutoAndré Vidigal, aqui ao lado do pai, Beto Vidigal, tem na família o seu maior suporte.© Facebook

Barcelona, Cristiano Ronaldo e... o Mundial

Internacional sub-20 por Portugal, André Vidigal sonha em grande. O craque não esconde a ambição de chegar ao topo, mas mantém... os pés assentes no chão. "Sonho conquistar a Liga dos Campeões e chegar aos maiores clubes do mundo, como o Barcelona, que é uma equipa que gosto imenso de ver jogar. Chegar à Seleção A e ser campeão do Mundo também são sonhos, mas isso só o irei conseguir com trabalho e foco", frisou o jogador, nomeando Cristiano Ronaldo, Messi e Neymar como as maiores referências. A finalizar, o novo prodígio da família Vidigal deixou ainda um desejo para uma nova conversa com o Desporto ao Minuto... daqui a cinco anos: "Espero que falemos da minha chegada ao topo, dos títulos conquistados e dos muitos sonhos realizados."

Recomendados para si

;

Acompanhe as transmissões ao vivo da Primeira Liga, Liga Europa e Liga dos Campeões!

Obrigado por ter ativado as notificações do Desporto ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório