Meteorologia

  • 24 ABRIL 2024
Tempo
18º
MIN 12º MÁX 24º

'Pistolas' e magia mexicana colocam águias a 'dormir' na liderança

Jonas marcou os dois golos do triunfo do Benfica sobre o Vitória de Guimarães (44’ e 77’).

'Pistolas' e magia mexicana colocam águias a 'dormir' na liderança
Notícias ao Minuto

20:11 - 31/03/18 por Andreia Brites Dias

Desporto 28.ª Jornada

Este sábado, o Benfica recebeu e venceu o Vitória de Guimarães, por 2-0, em jogo referente à 28.ª jornada da I Liga. Jonas foi o autor dos dois golos (44' e 77') da partida, 'oferecendo' a liderança provisória às águias, em fim de semana de Páscoa.

Com menos dois pontos do que o rival do Norte e com a vantagem de jogar dois dias antes, o Benfica entrou em campo com a motivação no máximo. Ainda alguns dos adeptos estavam à procura do lugar na bancada e Jonas já cabeceava ao lado da baliza de Miguel Silva (5').

O foco da formação caseira era claro: conquistar os três pontos. Mas nem tudo foram rosas. É verdade que o brasileiro goleador começou a 'agitar' o jogo logo cedo, porém, o golo só chegou em cima do intervalo. Mas já lá vamos.

Desengane-se quem pense que o Vitória de Guimarães chegou à Luz sem um plano delineado. A equipa orientada por José Peseiro mostrou que estudou bem a 'lição' e ainda fez 'tremer' as bancadas da Luz, com um golo de Raphinha, que acabou anulado por fora-de-jogo assinalado ao atleta (23').

Os vimaranenses não se desorganizavam, não permitiam que o adversário saísse em progressão, fechando muito bem os espaços, principalmente, nas alas, impedindo que os encarnados pusessem o pé no acelerador.

No entanto, em cima do intervalo, o esférico acabou por bater no braço de João Aurélio e o Benfica beneficiou de uma grande penalidade. Sem vacilar, o Jonas converteu a oportunidade e carimbou o 1-0 para os encarnados.

O tento em cima do intervalo 'desmoralizou' a equipa de Peseiro que entrou menos organizada na segunda metade do duelo, concedendo mais espaços para o adversário jogar, sobretudo na zona defensiva, com o Benfica a aproveitar para aumentar a pressão.

Aqui, valeu a exibição de Miguel Silva que salvou o Vitória de Guimarães de uma derrota mais pesada, negando dois golos praticamente feitos a Zivkovic (50’) e Grimaldo (59’).

Mas Miguel Silva não chegaria para tudo… Os vimaranenses estavam a quebrar e o segundo golo estava perto de acontecer. Aos 77 minutos, o Estádio da Luz ficou rendido à deliciosa assistência de Jiménez – que entrou para a saída de Cervi – para o 'pistoleiro', que só teve de cabecear e 'matar' o jogo.

Com este resultado, o Benfica soma agora 71 pontos e sobe à liderança provisória, uma vez que o FC Porto, com 70 pontos, só disputa a 28.ª jornada na próxima segunda-feira, na casa do Belenenses. 

Momento do jogo: A grande penalidade convertida por Jonas, aos 44 minutos, 'desmoralizou' a equipa do Vitória de Guimarães. 

90'+3' - Terminou o duelo. 

90' - 3 minutos de compensação. 

88' - Varela! O guarda-redes do Benfica defende livre cobrado por Mattheus. 

85' - Zivkovic! Muito perto do golo!

77' - GOLOOOO! BENFICA! JONAS! Com uma assistência deliciosa de Jiménez, do lado esquerdo, Jonas aproveitou para carimbar o 2-0. 

68' - Substituição no Benfica: Saída de Cervi para a entrada de Jiménez. 

61' - Cartão amarelo para Jardel. 

59' - Miguel Silva! Novamente! Grande defesa do guarda-redes vimaranense, desta vez a negar o golo a Grimaldo. 

52' - Cartão amarelo para Fejsa. 

50' - Miguel Silva! Que defesa! O guarda-redes dos vimaranenses impediu o golo de Zivkovic, após um passe de Grimaldo. 

46' - Recomeça na Luz. 

45' - Intervalo na Luz. 

44' - GOLOOOOOOOO! BENFICA! JONAS! O brasileiro converteu uma grande penalidade em cima do intervalo. 

41' - Benfica pede grande penalidade, depois de o esférico bater no braço de João Aurélio. Depois de consultar o VAR, Xistra assinala grande penalidade para as águias. 

33' - Livre para o Benfica. Pizzi na cobrança, mas o esférico acaba por sair pela linha de fundo. 

27 - Novo canto para o V. Guimarães e nova ameaça! Tira Bruno Varela!

23' - Jogada ensaiada e Raphinha ainda colocou o esférico no fundo das redes encarnadas. No entanto, o jogador estava em posição irregular e o golo foi invalidado. 

22' - Mais um canto para o Vitória de Guimarães. 

19' - Pizzi! Remate ao lado, após primeira tentativa de Jonas.

17' - Héldon atira mas o esférico acaba nas mãos de Bruno Varela. 

16' - Pontapé de canto para o Vitória de Guimarães. 

11' - Grimaldo! O lateral tira o esférico, com Sturgeon em posição para fazer 'estragos'. 

5' - O Benfica vai estando por cima no jogo. 

2' - Cabeceamento de Jonas ao lado!

1' - Começa o jogo. 

Neste momento, os jogadores já recolheram aos balneários e os últimos adeptos entram no Estádio da Luz. 

Onze do Benfica: Bruno Varela; André Almeida, Jardel, Rúben Dias e Grimaldo; Fejsa, Zivkovic, Pizzi, Rafa e Cervi; Jonas. 

Onze do Vitória Guimarães: Miguel Silva; João Aurélio, Pedro Henrique, Jubal e Konan; Rafael Miranda, Wakaso, Sturgeon e Mattheus, Raphinha e Heldon. 

Recomendados para si

;

Acompanhe as transmissões ao vivo da Primeira Liga, Liga Europa e Liga dos Campeões!

Obrigado por ter ativado as notificações do Desporto ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório