Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
16º
MIN 14º MÁX 21º

O 'Xerife' candidato a 'soldado' na missão Rússia'2018

Crescente influência no Benfica abre a 'porta' da Seleção Nacional ao central. Jorge Andrade acredita que a jovem águia tem todas as condições para entrar na lista de Fernando Santos.

O 'Xerife' candidato a 'soldado' na missão Rússia'2018
Notícias ao Minuto

08:00 - 12/03/18 por Fábio Aguiar

Desporto Rúben Dias

De capitão nos júniores, a referência na equipa B e a revelação no conjunto principal. Assim se conta, muito resumidamente, a brilhante escalada de Rúben Dias nos últimos dois anos ao serviço do Benfica.

Chegado à Luz em 2008, então com apenas 10 anos, o menino natural da Amadora passou por todos os escalões de formação das águias até se tornar um dos maiores diamantes 'made in' Seixal. Hoje, o 'Xerife', como é conhecido entre os companheiros de 'guerra', é um dos pilares da equipa de Rui Vitória e um forte candidato a 'soldado' para a missão Rússia'2018, pela Seleção Nacional, no Mundial.

"É um jogador que já nos sub-20 era líder. Por isso, facilmente se impôs na equipa B e se tornou referência. Quando chegou à equipa principal conseguiu responder bem à lesão do Luisão e mesmo quando o brasileiro voltou continuou a ocupar o lugar. Está de parabéns e para a Seleção é uma boa notícia, pois joga numa posição em que a renovação tem sido mais difícil. Os jogadores que têm sido opção já estão todos acima dos 30 anos e ele surge como um sucessor natural", analisou o antigo internacional português, Jorge Andrade, em declarações ao Desporto ao Minuto, elegendo a característica que mais admira no central das águias.

"É a agressividade! É um jogador que nunca desiste dos lances. Não é que seja dos centrais mais rápidos, mas é determinado e não hesita. Além disso, joga bem de cabeça e tem caráter."

Para aquele que é um dos últimos grandes centrais do futebol português, Rúben Dias tem tudo para alcançar um futuro de sucesso, nomeadamente "a confiança", "o caráter" e até a própria "ajuda de Luisão e Jardel que também é importante". Quanto à possível chamada de Fernando Santos, Jorge Andrade admite que o defesa, de 20 anos, é um dos principais candidatos à chamada.

"Entre os mais novos, pelo rendimento e qualidade que está a ter, é uma forte possibilidade. Depois, também há outros jogadores, como o Rolando, que também tem estado bem no Marselha."

Notícias ao MinutoRúben Dias tem historial em todas as seleções nacionais, onde, inclusive, foi capitão.© Global Imagens

Ao fim de 23 jogos e quatro golos marcados esta temporada, Rúben Dias tem surpreendido tudo e todos. A confiança com que aborda cada partida confunde-se com a determinação e garra que empresta a cada lance, enquanto a solidez e a velocidade demonstradas no setor recuado permitem-lhe ajudar a erguer, juntamente com Jardel, uma espécie de fortaleza que se assume já como a segunda melhor defesa do campeonato, com apenas 16 golos consentidos, em igualdade com o Sporting, apenas superada pelo FC Porto (13).

Depois de Lindelof, o 'laboratório' do Seixal apresenta assim mais um 'produto' de qualidade e com um tremendo potencial para se tornar um caso sério. O percurso nos vários escalões das seleções nacionais conferem ainda a Rúben Dias um conhecimento profundo da responsabilidade de jogar de quinas ao peito, algo que poderá acontecer em breve, mas agora ao lado de muitos daqueles que escreveram o capítulo mais dourado da história do futebol português, com a conquista do Europeu, em 2016.

A lista de convocados é revelada na próxima quinta-feira, na Cidade do Futebol. Tem agora a palavra Fernando Santos... 

Recomendados para si

;

Acompanhe as transmissões ao vivo da Primeira Liga, Liga Europa e Liga dos Campeões!

Obrigado por ter ativado as notificações do Desporto ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório