A felicidade do 'Maradona' do Seixal após o calvário na Moldávia

Em dia de aniversário, André Carvalhas conta o 'inferno' que viveu na Moldávia, espera que o seu caso sirva de lição para os mais novos e revela como a experiência no U. Madeira lhe devolveu o sorriso.

André Carvalhas

© U. Madeira

Fábio Aguiar
07/03/2018 11:13 ‧ 07/03/2018 por Fábio Aguiar

Desporto

Exclusivo

No futebol, como na vida, existem desilusões, imprevistos, más escolhas e momentos complicados em que a luz ao fundo do túnel parece não aparecer. Aí, só a determinação e o espírito de sacrifício podem ajudar a 'escavar' esse caminho que permita reencontrar a felicidade. André Carvalhas, uma das maiores promessas do Benfica na última década, viveu precisamente um episódio que reflete esta realidade.

Depois de uma grande temporada ao serviço do Cova da Piedade, o 'Maradona' do Seixal, como já foi apelidado, viu-se preso numa espécie de 'armadilha' ao transferir-se para o Zaria Balti, da Moldávia. Esta quarta-feira, em dia do 29.º aniversário, o agora jogador do U. Madeira explica, em exclusivo ao Desporto ao Minuto, o que correu mal nesta aventura.

"Foi um choque chegar lá e ver o nível de condições de trabalho numa equipa que pretende ir à Liga Europa. São condições degradantes, que não têm os requisitos mínimos para os jogadores poderem fazer o seu trabalho. E quando assim é torna-se muito complicado. Estamos a falar de infra-estruturas e... de tudo e mais alguma coisa. Tudo o que um jogador precisa para se sentir bem e trabalhar, ali simplesmente não existe. Não há ginásio, não há fisioterapia, têm campos que... só visto. Contado ninguém acredita! As balizas não tinha redes, por exemplo...", recorda o médio, sublinhando que tudo foi uma surpresa.

"Não tinha a mínima ideia que era assim. Quando fui para lá pensava que o clube tinha condições, até porque jogava a Liga Europa - foi eliminado pelo AEL Limassol na 2.ª pré-eliminatória -, sabia que ia para um país com uma cultura diferente, onde, à partida, teria mais dificuldades do que em Portugal, que é a minha zona de conforto, mas nunca esperei tal situação. Foi incrivelmente mau! Desde as pessoas que trabalham nos clubes, passando pela corrupção que impera. Enfim, é um país muito difícil para se trabalhar", frisa.

Notícias ao MinutoAndré Carvalhas chegou à Moldávia depois de uma grande época no Cova da Piedade.© Facebook

Dado este calvário, André Carvalhas tomou a decisão imediata de sair do clube, realizando apenas quatro jogos. No mercado de inverno, o médio voltou a Portugal e seguiu para a Madeira para representar o União. "Quis logo voltar ao nosso país, a um campeonato que conheço bem, e quando surgiu esta oportunidade não hesitei", lembra, admitindo que esta foi uma "lição de vida" para si e para outros jogadores: "Serviu de aprendizagem e agora sei que dificilmente me apanham noutra nestas condições."

Na ilha, André Carvalhas voltou a sorrir e... a brilhar. Até ao momento, soma seis jogos, duas assistências e dois golos. O último foi mesmo na última jornada da 2.ª Liga, no empate (1-1) frente ao V. Guimarães B. "Estes primeiros tempos estão a correr muito bem. A adaptação foi fácil, pois é uma ilha com uma grande qualidade de vida, vive-se bem, o clube tem excelentes condições e vamos fazer um bom resto de temporada", prometeu, revelando: "Quero ajudar a equipa no maior número de jogos possível, fazer o que melhor sei e se assim for todos sairemos valorizado. O principal objetivo é a manutenção".

Não percas todos os jogos do FIFA Mundial de Clubes grátis na app DAZN. Regista-te em dazn.com/fifa

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Rede social

Família Conceição defendida no FC Porto: "A estupidez devia ter limites"

Nuno Lobo

Família Conceição defendida no FC Porto: "A estupidez devia ter limites"

Liga portuguesa

ClubeJPts
1AVS00
2Alverca00
3Arouca00
4Benfica00
5C.D. Nacional00
6Casa Pia00
7Estoril00
8Estrela00
9FC Porto00
10Famalicão00
11Gil Vicente00
12Moreirense00
13Rio Ave00
14Santa Clara00
15Sp. Braga00
16Sporting00
17Tondela00
18Vitória SC00
Liga dos CampeõesLiga EuropaDesporomoção

Sobre rodas

Porsche 911 que Senna conduziu e assinou pode ser seu. Saiba como

Ayrton Senna

Porsche 911 que Senna conduziu e assinou pode ser seu. Saiba como

Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas