Meteorologia

  • 04 MAIO 2024
Tempo
20º
MIN 13º MÁX 21º

"O Sporting tem uma boa equipa e não quer perder o comboio"

Antigo internacional português admite que o Benfica vive "uma situação delicada" e garante que, independentemente do resultado, "nada ficará decidido".

"O Sporting tem uma boa equipa e não quer perder o comboio"
Notícias ao Minuto

08:38 - 03/01/18 por Fábio Aguiar

Desporto Maniche

Um verdadeiro jogo de tripla. É desta forma que Maniche antevê o escaldante embate entre Benfica e Sporting, esta quarta-feira, no Estádio da Luz. Para o antigo jogador de águias e leões, independentemente do resultado do dérbi, o campeonato vai continuar em aberto

"Costuma dizer-se que não há favoritos, mas o Benfica joga em casa e, apesar de estar numa situação delicada, está a apenas três pontos da liderança. Vai ser um jogo intenso e que o Benfica precisa obrigatoriamente de ganhar para não aumentar aquele fosso para o primeiro lugar. Acho que tem tudo para ser um bom espetáculo, aberto e que os adeptos vão gostar de ver, mas acredito que nada ficará decidido", começou por dizer o ex-internacional português, de 40 anos, à conversa com o Desporto ao Minuto, relativisando a possibilidade de os encarnados chegarem a este encontro com a pressão em alta, face ao afastamento de todas as outras competições.

"O clima de instabilidade que se vive gera alguma pressão, mas os jogadores estão preparados para isso e, por vezes, ultrapassam essa questão com alguma facilidade. Se o jogo começar de feição e os adeptos catapultarem a equipa, tudo pode acontecer. O Benfica tem bons jogadores, mas não está a fazer uma época que os adeptos esperavam, é certo, mas não nos podemos esquecer que o grande objetivo sempre foi a conquista do campeonato. Por seu lado, o Sporting atravessa uma boa fase e está confiante face às vitórias que tem conseguido. Se o Benfica ganhar, poderá acabar com as dúvidas que têm surgido, principalmente devido à qualidade de jogo da equipa, que é fraca, na minha opinião. Contudo, o Sporting também vai ter uma palavra a dizer, pois tem uma boa equipa, grandes jogadores e não quer perder o comboio", analisou.

Uma das novidades nesta época do clube da Luz foi a alteração do sistema tático. Depois do 4x4x2 ter sido a aposta nas últimas temporadas, a chegada de Krovinovic alterou o cenário. Rui Vitória juntou o croata a Fejsa e Pizzi e o meio-campo encarnado transformou-se. Diante do conjunto de Jorge Jesus, a estratégia deverá manter-se até porque, segundo Maniche, o mais importante é a própria dinâmica da equipa. "O treinador tem que se adaptar às características dos jogadores. Penso que essa questão significa pouco porque num jogo podemos entrar em 4x3x3 e passados 10/15 minutos variamos para 4x4x2 com os mesmos elementos. O Benfica já jogou nos dois sistemas e a verdade é que tem jogadores para o fazer", vincou.

Duelo de goleadores

Este embate da Luz irá colocar também frente a frente dois dos principais destaques da Liga esta época. Com 18 golos, Jonas é o melhor marcador do campeonato, mas procura quebrar a malapata e marcar pela primeira vez ao eterno rival, enquanto nos verdes e brancos mora um gigante holandês, Bas Dost, que leva já 13 remates certeiros e que na estreia nos dérbis deixou a sua marca - triunfo do Benfica, por 2-1, a 11 de dezembro de 2016.

Apesar destes dois trunfos de peso, Maniche acredita que o papel principal deste encontro até poderá dar a conhecer algumas surpresas. "Se analisarmos alguns dos últimos dérbis, reparamos que nem sempre marcam os jogadores que nós esperamos. Numa bola parada ou numa ação individual há jogadores que podem desequilibrar. Neste caso, o Sporting tem muitos jogadores que podem fazer a diferença, enquanto o Benfica... tem alguns", finalizou.

Recomendados para si

;

Acompanhe as transmissões ao vivo da Primeira Liga, Liga Europa e Liga dos Campeões!

Obrigado por ter ativado as notificações do Desporto ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório