Meteorologia

  • 19 MARçO 2024
Tempo
17º
MIN 12º MÁX 20º

Emails? "Não roubámos nada. Quando vi aquilo fiquei perplexo"

Francisco J. Marques continua a denunciar alegadas pressões e influências do Benfica na arbitragem.

Emails? "Não roubámos nada. Quando vi aquilo fiquei perplexo"
Notícias ao Minuto

07:39 - 16/09/17 por Notícias Ao Minuto

Desporto Entrevista

Em entrevista ao jornal Record, Francisco J. Marques falou sobre o polémico caso dos emails, que o FC Porto trouxe a público. O diretor de comunicação dos dragões foi igual a si próprio e não guardou nada para ele.

“É preciso uma limpeza no futebol português”, afirma convicto. Para Francisco J. Marques, a influência do Benfica na arbitragem é mais do que notória. O objetivo? De acordo com o diretor de comunicação do FC Porto é “obter vantagem desportiva”.

Pensamento sobre os emails: “Têm uma conduta irregular, de interferência, sobre as competições. Centra-se essencialmente na arbitragem, através de algumas pessoas que ou tinham sido árbitros, como Adão Mendes ou Nuno Cabral, ou desempenharam funções de especial relevo na arbitragem, como Ferreira Nunes, e essas pessoas tinham contacto muito direto com Paulo Gonçalves. E com isto o Benfica quis apenas e só uma coisa: obter vantagem desportiva. Foi criada aqui uma rede de contactos entre os árbitros e o Paulo Gonçalves, que o Nuno Cabral intermediava. Dizer que isto não tem relevância e não tem interferência é brincar com as pessoas. Não é estranho o presidente do Benfica pedir para baixarem uma nota [a Rui Costa]? Não é estranho nunca uma nota ter descido tanto como nesse jogo? É para mostrar poder e para servir de exemplo para todos…”

Influência do Paulo Gonçalves: “Quando temos pessoas a enviar para o Paulo Gonçalves dados da vida íntima dos árbitros, com fotografias… Isso é o quê? Para que é que o Paulo Gonçalves quer saber com quem os árbitros A, B ou C andam? Para mandar flores no aniversário ou para fazer coisas muito feias? Nós fizemos essa promessa e vamos cumpri-la: nunca vamos divulgar isso. Mas existe e existe com fotografias. E é muito desagradável para mim, por exemplo, que já vi isso tudo, ver alguns jogos…”

Origem dos emails: “Não roubámos nada. Enviaram-me uma cartilha por email. Quando vi aquilo fiquei perplexo e respondi a perguntar como poderia averiguar a veracidade daquilo. Passados 45 minutos recebi outro email com provas inequívocas da veracidade daquilo. Foi assim que se iniciou o contacto. Sim, não sei se é só uma pessoa... Não conheço a identidade. A opinião pública tem o direito de conhecer estes comportamentos”

Objetivo da providência cautelar: É claro que é uma providência cautelar de medo. O Benfica sabe o que fez e não quer que se saiba.

Pedro Guerra: Há pessoas sem argumentos que procuram denegrir o adversário por questões laterais… Vou fazer-lhe uma revelação: se eu quisesse entrar nesse tipo de jogo punha cá fora os emails da penhora do Pedro Guerra, mas não o vou fazer.

Recomendados para si

;

Acompanhe as transmissões ao vivo da Primeira Liga, Liga Europa e Liga dos Campeões!

Obrigado por ter ativado as notificações do Desporto ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório