Hoje em dia já existem inúmeros carros com mudanças automáticas, mas muitos condutores ainda preferem a sensação de conduzir automóveis com caixas manuais.
O site Motor24 dá-nos a conhecer alguns truques e desmistifica alguns mitos. Por exemplo, é possível passar por cima de uma mudança. Ou seja, se quiser passar de terceira para quinta, pode fazê-lo. No entanto, não se esqueça de largar a embraiagem mais lentamente que o normal.
O contrário também o pode fazer, mas terá de ter cuidados acrescidos, visto que pode partir o motor. Se reduzir de velocidade e de mudança, o motor vai subir de rotação. Se quiser reduzir, por exemplo, de quarta para segunda, tem também de reduzir muito mais a velocidade. A vantagem disto é que pode recuperar a sua velocidade mais depressa.
Um outro truque relativo à troca de mudanças é alterar a mudança sem embraiagem. Isto é ideal para manter a velocidade à saída das curvas mas, para o fazer, é preciso que tenha uma experiência de condução acrescida. As rodas dentadas vão estar alinhadas, mas se o fizer rápido demais ou devagar demais, existe o risco de partir a caixa de velocidades.